Desempenho em matemática no estado de São Paulo à luz de um indicador educacional do tipo Gini

Erika Capelato, Jamil Gomes de Abreu, André Luiz Corrêa

Resumo


Neste trabalho analisamos o desempenho em matemática das regiões administrativas e da região metropolitana de São Paulo. Primeiramente, propomos um indicador educacional para medir o desempenho escolar. A seguir, obtemos o valor deste indicador usando a nota dos alunos do ensino médio da rede pública no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Finalmente, usando regressão linear, investigamos a relação entre o desempenho em matemática e variáveis socioeconômicas. Os resultados mostraram que a região administrativa de São José do Rio Preto apresentou os melhores resultados do indicador educacional e a região metropolitana de São Paulo, os piores resultados. Além disso, observamos que o desempenho em matemática e as variáveis econômicas estão positivamente relacionadas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i47.3944



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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