Autocategorização racial e habilidades sociais em crianças brasileiras: uma avaliação multi-informante

Lucas Cordeiro Freitas, Sheyla Christine Santos Fernandes, Jonas Caio Costa Porfírio

Resumo


Este estudo objetivou identificar diferenças e semelhanças nas habilidades sociais de crianças de uma escola pública autodeclaradas negras e brancas. Participaram 72 alunos do ensino fundamental (42 autocategorizados como brancos e 30 como negros), bem como seus professores e pais. Foram utilizados dois instrumentos de autocategorização racial e três escalas do Social Skills Rating System (SSRS) para avaliar as habilidades sociais. Na amostra geral, as crianças negras relataram um repertório mais elaborado de empatia/afetividade e de assertividade. Por outro lado, crianças com tonalidades de pele mais claras relataram maior responsabilidade. Subgrupos diferenciados por raça e sexo também apresentaram diferenças em algumas habilidades sociais. Os resultados foram discutidos considerando a influência de variáveis pessoais e fatores contextuais.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i46.3936



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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