Autoavaliação de diretores e o desempenho escolar: uma análise do questionário contextual do SAEB 2019

Talita Emidio Andrade Soares, Denilson Junio Marques Soares, Wagner dos Santos

Resumo


O objetivo deste artigo é investigar um conjunto de itens do questionário contextual do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que se referem a autoavaliação dos diretores escolares e, com isso, discutir sobre os impactos da capacitação desses profissionais no desempenho escolar dos estudantes. Para tanto, assume uma abordagem metodológica quantitativa, que considerou uma amostra de 9.703 diretores de escolas de Ensino Médio, sob a qual foram realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais. Os resultados obtidos evidenciaram que, em média, as unidades dirigidas por profissionais mais capacitados tendem a obter melhores resultados nas avaliações investigadas e que uma autoavaliação positiva dos diretores depende do nível socioeconômico das escolas em que eles atuam.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSIS, B. S. de; MARCONI, N. Efeito das políticas de provimento ao cargo de diretor na gestão escolar. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 55, n. 4, p. 881-922, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220190470. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/L75ZHgWjkBhkjCgM4f7sGyc/?lang=pt. Acesso em: 22 mar. 2023.

BEN-SHACHAR, M. S.; LÜDECKE, D.; MAKOWSKI, D. Effectsize: estimation of effect size indices and standardized parameters. Journal of Open Source Software, [S. l.], v. 5, n. 56, p. 1-7, 2020. DOI: https://doi.org/10.21105/joss.02815. Disponível em: https://joss.theoj.org/papers/10.21105/joss.02815. Acesso em: 22 mar. 2023.

BLAND, J. M.; ALTMAN, D. G. Statistics notes: Cronbach’s alpha. British Medical Journal, [S. l.], v. 314, n. 7080, p. 572, 1997. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.314.7080.572. Disponível em: https://www.bmj.com/content/314/7080/572. Acesso em: 22 mar. 2023.

CARNOY, M.; KHAVENSON, T.; FONSECA, I.; COSTA, L.; MAROTTA, L. A educação brasileira está melhorando? Evidências do PISA e SAEB. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 157, p. 450-485, 2015. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3331/pdf1. Acesso em: 22 mar. 2023.

CASTRO, V. G. de; TAVARES JÚNIOR, F. Jovens em contextos sociais desfavoráveis e sucesso escolar no ensino médio. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 239-258, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/56080. Acesso em: 22 mar. 2023.

CRONBACH, L. J. Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychoketrika, Califórnia, v. 16, p. 297-334, 1951.

ERNICA, M.; RODRIGUES, E. C. Desigualdades educacionais em metrópoles: território, nível socioeconômico, raça e gênero. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 41, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.228514. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GVtXJSMqhnxstcpMkz69Vqk/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 mar. 2023.

FERRÃO, M. E.; BARROS, G. T. de F.; BOF, A. M.; OLIVEIRA, A. S. de. Estudo longitudinal sobre eficácia educacional no Brasil: comparação entre resultados contextualizados e valor acrescentado. Dados: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 61, n. 4, p. 265-300, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/001152582018160. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/DdxmxdDVNTL7xJtjk3fmKPb/?lang=pt. Acesso em: 22 mar. 2023.

GOMES, F. P. Curso de estatística experimental. Piracicaba, SP: ESALQ/USP, 1985.

GOMES, F. P.; VIDAL, E. M. Formação continuada e resultados no IDEB: o que dizem os questionários contextuais de diretores e professores do SAEB/2017. Teoria e Prática da Educação, Maringá, PR, v. 24, n. 1, p. 23-41, 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v24i1.56501. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/56501. Acesso em: 22 mar. 2023.

INEP. Nota técnica: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Brasília, DF: MEC: SEB: INEP, 2009. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/Nota_Tecnica_n1_concepcaoIDEB.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

INEP. Portaria n° 271, de 22 de março de 2019. Estabelece as diretrizes de realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no ano de 2019. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 mar. 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2019/legislacao/portaria_n271_de_22-03-2019_diretrizes_saeb-2019.pdf. Acesso em: 11 dez. 2021.

KARINO, C. A.; VINHA, L. G. do A.; LAROS, J. A. Os questionários do SAEB: o que eles realmente medem?. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 59, p. 270-297, 2014. DOI: https://doi.org/10.18222/eae255920142948. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2948. Acesso em: 22 mar. 2023.

KELLEY, T. L. The selection of upper and lower groups for the validation of test items. Journal of Educational Psychology, Washington, DC, v. 30, n. 1, p. 17-24, 1939. DOI: https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/h0057123. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fh0057123. Acesso em: 22 mar. 2023.

MACBETH, G.; RAZUMIEJCZYK, E.; LEDESMA, R. D. Cliff's delta calculator: a non-parametric effect size program for two groups of observations. Universitas Psychologica, Bogotá, v. 10, n. 2, p. 545-555, 2011.

MANN, H. B.; WHITNEY, D. R. On a test of whether one of two random variables is stochastically larger than the other. The Annals of Mathematical Statistics, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 50-60, 1947. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2236101. Acesso em: 1 set. 2021.

MARINHO, I. C.; VIDAL, E. M.; VIEIRA, S. L. Diretores escolares do Brasil: mudanças no perfil e na gestão pedagógica no período 2007–2017. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, SC, v. 15, n. 3, p. 823-846, 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p823-846. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8272. Acesso em: 22 mar. 2023.

MARTINS, A. M.; SOUSA, S. Z.; MACHADO, C.; REAL, G. C. M.; BRAVO, M. H. A. Cenários de gestão de escolas municipais no Brasil: questionário contextual da prova Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 170, p. 1038-1061, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145511. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/tvYqVrBJLc7Pk53gvQWMHgv/?lang=pt. Acesso em: 22 mar. 2023.

MATOS, D. A. S.; RODRIGUES, E. C. Indicadores educacionais e contexto escolar: uma análise das metas do IDEB. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 66, p. 662-688, 2016. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4012. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4012. Acesso em: 1 set. 2021.

MATOS, D. A. S.; RODRIGUES, E. C. Análise fatorial. Brasília, DF: Enap, 2019. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4790. Acesso em: 1 set. 2021.

MCHUGH, M. L. The chi-square test of independence. Biochemia Medica, Zagreb, v. 23, n. 2, p. 143-149, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.11613/BM.2013.018. Disponível em: https://www.biochemia-medica.com/en/journal/23/2/10.11613/BM.2013.018. Acesso em: 22 mar. 2023.

NUNES, B. C. B. Os desafios da gestão democrática através do conselho escolar: um estudo baseado no questionário do SAEB. Orientadora: Taise Tadielo Cezar. 2018. 30 f. Monografia (Especialização em Gestão Educacional) - Curso de Especialização em Gestão Educacional, Universidade Federal de Santa Maria, Santana do Livramento, RS, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15463. Acesso em: 16 abr. 2022.

R CORE TEAM. R: a language and environment for statistical computing. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing, 2022.

RABELO, M. L. Avaliação educacional: fundamentos, metodologia e aplicações no contexto brasileiro. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2013.

ROMANO, J.; KROMREY, J. D.; CARAGGIO, J.; SKOWRONEK, J. Appropriate statistics for ordinal level data: should we really be using t-test and cohen’sd for evaluating group differences on the NSSE and other surveys. In: ANNUAL MEETING OF THE FLORIDA ASSOCIATION OF INSTITUTIONAL RESEARCH, 2006, Florida. Paper presentend […]. Florida: [s. n.], 2006.

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (Brasil). Novidade em 2019, questionário eletrônico aprimora e facilita a coleta de informações.Gov.br, Brasília, DF, 14 ago. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/saeb/novidade-em-2019-questionario-eletronico-aprimora-e-facilita-a-coleta-de-informacoes. Acesso em: 11 set. 2021.

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (Brasil). Microdados do Saeb 2019. Gov.br, Brasília, DF, 30 abr. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/saeb. Acesso em: 11 set. 2021.

SOARES, J. F.; XAVIER, F. P. Pressupostos educacionais e estatísticos do IDEB. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 34, n. 124, p. 903-923, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302013000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/JLzr4qdx89rjrNXnydNcvcy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 mar. 2023.

SOARES, D. J. M.; SOARES, T. E. A.; SANTOS, W. dos. Infraestrutura e desempenho escolar na prova Brasil: aspectos e conexões. Olhar de Professor, Ponta Grossa, PR, v. 23, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15023/209209213497. Acesso em: 22 mar. 2023.

SOUZA, A. R. de. Perfil da gestão da escola pública no Brasil: um estudo sobre os diretores escolares e sobre aspectos da gestão democrática. Revista Iberoamericana de Educación, Madri, v. 49, n. 2, p. 1-17, 2009. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/f7f3/a8317d34fede6f231a07d07816e9df686390.pdf. Acesso em: 16 abr. 2022.

TORCHIANO, M. Cliff’s delta effect size for ordinal variables. Microsoft R Application Network, [Washington, DC], 2015. Disponível em: http://www.inside-r.org/packages/cran/effsize/docs/cliff.delta. Acesso em: 22 mar. 2023.

WILCOXON, F. Individual comparisons by ranking methods. In: KOTZ, S.; JOHNSON, N. L. (ed.). Breakthroughs in statistics: methodology and distribution. New York: Springer, 1992. p. 196-202.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i46.3927



Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex -  Sistema regional de informacion en linea para revistas cientificas de America Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN-Comissao Nacional de Energia Nuclear, do Ministerio de Ciencia, Tecnologia e Inovacao

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.