¿Universidades de Clase Mundial? Las universidades chilenas en los rankings académicos internacionales

Walter Sáez, Francisco Ganga-Contreras, Adolfo Ignacio Calderon, Marco Wandercil

Resumo


Este artículo estudia las tendencias de desempeño de las universidades chilenas en tres de los principales rankings mundiales – Academic Ranking of World Universities, Times Higher Education y QS World University Rankings – analizándolas bajo la perspectiva de la emergencia de las universidades de clase mundial. Es un estudio de naturaleza exploratoria que, dentro de una perspectiva analítico, descriptiva y comparativa, tomó como referencia fuentes secundarias de información. Evidenciase un gran abismo entre las instituciones que lideran los rankings mundiales y las chilenas; pero también se observa que el sistema universitario chileno tiene un grupo universidades que se han consolidado y podrían proyectarse como universidades de excelencia, a nivel de América Latina y eventualmente mundial.


Texto completo:

PDF (Español (España))

Referências


ALARCÓN ORTIZ, R.; ALMUIÑAS RIVERO, J. L.; IÑIGO BAJO, E. Calidad y rankings universitarios globales: una mirada desde América Latina. Revista Universidad y Sociedad, [S. l.], v. 13, n. 6, p. 421-434, 2021. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2218-36202021000600421&lng=es&nrm=iso. Acceso en: 10 jun. 2020.

ALTBACH, P. G. The dilemmas of ranking. In: ALTBACH, P. G. International higher education: reflections on policy and practice. Chestnut Hill: Boston College Center for International Higher Education, 2006. p. 77-80.

ALTBACH, P. G.; HAZELKORN, E. Pursuing rankings in the age of massification: for most – forget about it. International Higher Education, Chestnut Hill, n. 89, p. 8-10, 2017. DOI: https://doi.org/10.6017/ihe.2017.89.9834. Disponible en: https://ejournals.bc.edu/index.php/ihe/article/view/9834. Acceso en: 15 jun. 2020.

ALTBACH, P. G.; HAZELKORN, E. Por que os rankings falham ao medir a qualidade da educação. Desafios da Educação, [Porto Alegre], 28 nov. 2018. Disponible en: https://desafiosdaeducacao.com.br/qualidade-educac%CC%A7a%CC%83o-rankings-globais/. Acceso en: 10 jun. 2020.

ÁLVAREZ YERO, J. C.; RÍOS BARRIOS, I.; MARTÍNEZ ESCODA, E. de la C. Análisis comparativo de variables e indicadores empleados para evaluar calidad en las universidades. Humanidades Médicas, Ciudad de Camaguey, v. 19, n. 2, p. 405-424, mayo/ago. 2019. Disponible en: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1090512. Acceso en: 15 jun. 2020.

ALVES, A. B. V.; DRESSLER, C. G.; VANZ, S. A. S. Rankings acadêmicos nas universidades públicas brasileiras: presença no planejamento estratégico e nas notícias institucionais. In: CALDERON, A. I.; WANDERCIL, M.; MARTINS, E. C. (org.). Rankings acadêmicos e governança universitária no espaço do ensino superior de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Brasil: Brasília, DF: Anpae, 2019. p. 164-181. Disponible en: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/10-Livros/RANKINGS-ACADEMICOS-E-GOVERNANCA-UNIVERSITARIA.pdf. Acceso en: 20 jun. 2020.

ANDRADE, E. de C. Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 323-343, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-41612011000200005. Disponible en: https://www.scielo.br/j/ee/a/JxfLhwgVSHYKcZKy8FrNz5J/?lang=pt. Acceso en: 20 jun. 2020.

CALDERÓN, A. I.; FRANÇA, C. M. Rankings acadêmicos na educação superior: tendências da literatura ibero-americana. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP; Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 448-466, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000200010. Disponible en: https://www.scielo.br/j/aval/a/HQK3CHmR8SKKn4MrQKKrqNG/?lang=pt. Acceso en: 5 jun. 2020.

CALDERÓN, A. I.; FRANÇA, C. M; GONÇALVES, A. Tendências dos rankings acadêmicos de abrangência nacional de países do espaço ibero-americano: os rankings dos jornais El Mundo (Espanha), El Mercurio (Chile), Folha de São Paulo (Brasil), Reforma (México) e El Universal (México). EccoS: Revista Científica, São Paulo, n. 44, p. 117-142, 2017. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7943. Disponible en: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7943. Acceso en: 20 jun. 2020.

CALDERÓN, A. I.; POLTRONIERI, H.; BORGES, R. M. Os rankings na educação superior brasileira: políticas de governo ou de Estado?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 813-826, out./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362011000500005. Disponible en: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/6WqvzPsNFRmnqmLB3mfdPGc/?lang=pt#. Acceso en: 11 jun. 2020.

GANGA-CONTRERAS, F.; SÁEZ SAN MARTÍN, W.; CALDERÓN, A. I.; CALDERÓN, Á.; RODRÍGUZ-PONCE, E. Principales rankings académicos internacionales: el caso de Chile. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 107, p. 407-434, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701964. Disponible en: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/dz5jmfs3p8stThZ9B7qGBQy/?lang=es. Acceso en: 11 jun. 2020.

GANGA-CONTRERAS, F.; SÁEZ SAN MARTÍN, W.; RODRÍGUEZ-PONCE, E.; CALDERÓN, A. I.; WANDERCIL, M. Universidades públicas de Chile y su desempeño en los rankings académicos nacionales. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 316-341, 2018. DOI: https://doi.org/10.21664/2238-8869.2018v7i3.p316-341. Disponible en: http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/3267. Acceso en: 5 jun. 2020.

GANGA-CONTRERAS, F.; SÁEZ SAN MARTÍN, W.; VIANCOS, P. Rankings de universidades como herramientas de evaluación institucional: un análisis a las metodologías utilizadas por tres instrumentos internacionales. Revista Inclusiones, [Santiago de Chile], v. 6, n. 4, p. 367-382, 2019. Disponible en: https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/107. Acceso en: 5 jun. 2020.

GARCÍA DE FANELLI, A.; PITA-CARRANZA, M. Los rankings y sus usos en la gobernanza universitaria. Revista Iberoamericana de Ciencia Tecnología y Sociedad, [S. l.], v. 13, n. 37, p. 95-112, 2018.

HAAS, P. M. Introduction: epistemic communities and international policy coordination. International Organization, Cambridge, v. 46, n. 1, p. 1-35, 1992. DOI: https://doi.org/10.1017/S0020818300001442. Disponible en: https://www.cambridge.org/core/journals/international-organization/article/abs/introduction-epistemic-communities-and-international-policy-coordination/CE9CFC049E0F2A14635F1E3EB51960C9. Acceso en: 20 jun. 2020.

HAZELKORN, E. Rankings and the battle for world-class excellence: institutional strategies and policy choices. Higher Education Management and Policy, Paris, v. 21, n. 1, 2009. DOI: https://doi.org/10.21427/D76P7M. Disponible en: https://arrow.tudublin.ie/cserart/2/. Acceso en: 11 jun. 2020.

HAZELKORN, E. Globalization and the reputation race in rankings and the reshaping of higher education: the battle for world class excellence. Londres: Palgrave MacMillan, 2011.

HAZELKORN, E. Como os rankings estão remodelando o ensino superior. In: CALDERON, A. I.; WANDERCIL, M.; MARTINS, E. C. (org.). Rankings acadêmicos e governança universitária no espaço do ensino superior de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Brasil: Brasília, DF: Anpae, 2019. p. 46-60. Disponible en: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/10-Livros/RANKINGS-ACADEMICOS-E-GOVERNANCA-UNIVERSITARIA.pdf. Acceso en: 20 jun. 2020.

HAZELKORN, E.; LOUKKOLA, T.; ZHANG, T. Rankings in institutional strategies and processes: impact or illusion. Bruselas: European University Association, 2014.

LOURENÇO, H. da S.; CALDERÓN, A. I. Rankings acadêmicos na educação superior: mapeamento da sua expansão no espaço ibero-americano. Acta Scientiarum: Education, Maringá, PR, v. 37, n. 2, p. 187-197, 2015. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i2.23394. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/23394. Acceso en: 5 jun. 2020.

MARGINSON, S.; WENDE, M. van der. To rank or to be ranked: the impact of global rankings in higher education. Journal of Studies in International Education, [S. l.], v. 11, n. 3-4, p. 306-329, 2007. DOI: https://doi.org/10.1177%2F1028315307303544. Disponible en: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1028315307303544. Acceso en: 20 jun. 2020.

MARTÍNEZ RIZO, F. Los rankings de universidades: una visión crítica. Revista de la Educación Superior, Ciudad de México, v. 40, n. 157, p. 77-97, ene./mar. 2011. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-27602011000100004&lng=es&tlng=es. Acceso en: 20 jun. 2020.

MONTANÉ-LÓPEZ, A.; BELTRÁN-LLAVADOR, J.; TEODORO, A. La medida de la calidad educativa: acerca de los rankings universitarios. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación: RASE, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 283-300, 2017.

QUACQUARELLI SYMONDS. QS World University Rankings 2020. In: QUACQUARELLI SYMONDS. QS World University Rankings. [Londres]: QS, 2020. Disponible en: https://www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings/2020. Acceso en: 11 oct. 2019.

RIGHETTI, S. O jogo dos rankings: como surgiram e o que medem as principais classificações de universidades do mundo. Campinas, SP: Estante Labjor, Unicamp, 2019.

SALMI, J. The challenge of establishing world-class universities. Washington, DC: The World Bank, 2009.

SHANGAI RANKING. Academic ranking of world universities. In: SHANGAI RANKING. Ranking. Shangai: Shangai Ranking, 2019. Disponible en: http://www.shanghairanking.com/ARWU2019.html. Acceso en: 11 oct. 2019.

THIENGO, L. C.; BIANCHETTI, L. Universidades de classe mundial e a ideologia da excelência: tendências globais e locais. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 241-258, 2018.

TIMES HIGHER EDUCATION. Times higher education world university rankings 2020. In: TIMES HIGHER EDUCATION. World university rankings. [Londres]: THE, 2019. Disponible en: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2020/world-ranking#!/page/0/length/25/sort_by/rank/sort_order/asc/cols/stats. Acceso en: 11 oct. 2021.

USHER, A.; SAVINO, M. Estudio global de los rankings universitarios. Revista Calidad de la Educación, Santiago de Chile, n. 25, p. 33-53, 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.31619/caledu.n25.252. Disponible en: https://www.calidadenlaeducacion.cl/index.php/rce/article/view/252. Acceso en: 11 feb. 2023.

WANDERCIL, M.; CALDERÓN, A. I.; GANGA-CONTRERAS, F. Os rankings acadêmicos: implicações na governança universitária das universidades católicas brasileiras. Educação e Realidade, [S. l.], v. 47, p. 1-24, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236117631vs01. Disponible en: https://www.scielo.br/j/edreal/a/T6KMDDrSpT9Y44R5tJWGkgp/?lang=pt. Acceso en: 11 feb. 2023.

ZAYAS MARQUES, C.; MOCTEZUMA HERNÁNDEZ, P.; LÓPEZ LEYVA, S.; ÁVILA LÓPEZ, L. A. Adaptabilidad de las estrategias universitarias latinoamericanas a los estándares propuestos por los indicadores de los rankings internacionales. Revista Internacional de Estudios sobre Sistemas Educativos International, [Ciudad de México], v. 2, n. 8, p. 151-171, 2018. Disponible en: http://www.riesed.org/index.php/RIESED/article/view/108. Acceso en: 11 feb. 2022.

ZUNIGA-JARA, S.; SJOBERG-TAPIA, O. Gobierno corporativo y desempeño en las universidades chilenas. Formación Universitaria, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 3-12, 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i46.3892



Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.