Males da exclusão: o SANAR e o combate a doenças negligenciadas em Pernambuco

José Alexandre Da Silva, Breno Avelino da Silva, Danillo Rafael Batista

Resumo


Em que medida o programa SANAR reduziu a incidência de doenças negligenciadas em Pernambuco? Segundo o Governo do Estado, o SANAR se configurou como uma experiência bem-sucedida. Porém, os poucos estudos sobre essa política não necessariamente corroboram esse otimismo. Nesse trabalho, examinamos o período de 2001-2014, tendo os 184 municípios pernambucanos como unidade de análise. O objetivo é realizar uma avaliação de impacto do programa SANAR em sua primeira etapa. Nossa hipótese é que o programa reduz significativamente as taxas de incidência da tuberculose e da esquistossomose. Para testá-la, utilizamos o método de diferença em diferença com escore de propensão e de controle sintético. Os principais resultados são: 1) no período após a implementação do programa, o grupo tratado (de municípios assistidos pelo programa) apresenta maior incidência e maior abandono ao tratamento de tuberculose; 2) o grupo tratado apresenta maior incidência e ausência de tratamento de esquistossomose; 3) a variável tratamento não apresenta significância estatística em nenhum modelo estimado e 4) não há indícios de eficácia do programa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i45.3830



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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