Competências necessárias aos avaliadores: uma síntese das principais listas presentes na literatura

Luis Carlos da Silva Castro, Roberto Brazileiro Paixão

Resumo


Dispor de uma lista de competências necessárias aos avaliadores possibilita a identificação de caminhos para o desenvolvimento profissional dos avaliadores. Este artigo tem o objetivo de analisar as principais listas de necessárias aos avaliadores e identificar semelhanças e diferenças entre elas. Pôde-se verificar que há uma grande diversificação das competências apresentadas nas diferentes listas, bem como uma elevada atenção com a dimensão Metodologia. As competências relacionadas diretamente à ética profissional, a aspectos de coleta, análise dos dados e relacionamento interpessoal, bem como à gestão de projeto são as que predominam nas listas elencadas. A maioria das competências listadas por King, Stevahn, Ghere e Minnema (2001) foram incluídas nas demais listas, o que sugere a importância deste estudo como ponto de partida para listas mais contextualizadas.


Texto completo:

PDF

Referências


AMERICAN EVALUATION ASSOCIATION. AEA evaluator competencies. Washington, D.C.: AEA, 2018. Disponível em: https://www.eval.org/About/Competencies-Standards/AEA-Evaluator-Competencies. Acesso em: 14 jun. 2019.

BUCHANAN, H.; KUJI-SHIKATANI, K. Evaluator competencies: the canadian experience. The Canadian Journal of Program Evaluation, [Ottawa], v. 28, n. 3, p. 29-47, 2014. Disponível em: https://cdm.ucalgary.ca/index.php/cjpe/article/view/30950.

Acesso em: 21 jun. 2019.

CANADIAN EVALUATION SOCIETY. Competencies for canadian evaluation practice. [Renfrew, Ontario]: CES, 2018. Disponível em: https://evaluationcanada.ca/sites/default/files/competencies_for_canadian_evaluation_practice_revised_edition_2018.pdf?v2. Acesso em: 21 jun. 2019.

EUROPEAN EVALUATION SOCIETY. EES evaluation capabilities framework. Rotterdam: EES, 2011. Disponível em: https://europeanevaluation.org/wp-content/uploads/2020/03/EES-EVALUATION-CAPABILITIES-FRAMEWORK.pdf. Acesso em: 6 abr. 2020.

GARCIA, G. L. Understanding and defining situational awareness and interpersonal competence as essential evaluator competencies. 2016. 133 f. Dissertation (Doctor of Philososophy in Education) – University of Illinois, Urbana, Illinois, 2016. Disponível em: https://www.ideals.illinois.edu/items/98440. Acesso em: 2 jul. 2019.

KING, J. A.; STEVAHN, L.; GHERE, G.; MINNEMA, J. Toward a taxonomy of essential evaluator competencies. American Journal of Evaluation, [S. l.], v. 22, n. 2, 2001.

KING, J. A.; STEVAHN, L. Competencies for program evaluators in light of adaptive

action: what? so what? now what?: competencies for program evaluators in light

of adaptive action. New Directions for Evaluation, San Francisco, v. 2015, n. 145, p. 21-37, 2015.

PODEMS, D. Evaluator competencies and professionalizing the field: where are we now?. The Canadian Journal of Program Evaluation, [Ottawa], v. 28, n. 3, p. 127-136, 2014. Disponível em: https://journalhosting.ucalgary.ca/index.php/cjpe/article/view/30948. Acesso em: 8 ago. 2019.

STEVAHN, L.; KING, J. A.; GHERE, G.; MINNEMA, J. Evaluator competencies in university-based evaluation training programs. The Canadian Journal of Program Evaluation, [Ottawa], v. 20, n. 2, p. 101-123, 2005a. Disponível em: https://experts.umn.edu/en/publications/evaluator-competencies-in-university-based-evaluation-training-pr. Acesso em: 25 maio. 2020.

STEVAHN, L.; KING, J. A.; GHERE, G.; MINNEMA, J. Establishing essential competencies for program evaluators. American Journal of Evaluation, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 43-59, 2005b. DOI: https://doi.org/10.1177/1098214004273180. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1098214004273180. Acesso em: 10 jun. 2019.

UK EVALUATION SOCIETY. Framework of evaluation capabilities. Hertfordshire: UKES, 2012. Disponível em: https://www.evaluation.org.uk/professional-development/framework-of-evaluation-capabilities/. Acesso em: 7 abr. 2020.

WEHIPEIHANA, N.; BAILEY, R.; DAVIDSON, E. J.; MCKEGG, K. Evaluator competencies: the aotearoa New Zealand experience. The Canadian Journal of Program Evaluation, [Ottawa], v. 28, n. 3, p. 49-69, 2014. Disponível em: https://journalhosting.ucalgary.ca/index.php/cjpe/article/view/30951. Acesso em: 2 jul. 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i44.3829



Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.