Monitorando e avaliando políticas de esporte e lazer no Brasil: a experiência dos Programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Vida Saudável (VS)
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ARRETCHE, M. Tendências nos estudos sobre avaliação. In: RICO, E. M. Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez, 1998.
CAPI, A. H. C.; ISAYAMA, H. F. Uma análise sobre a trajetória e a formação de formadores do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, SE, v. 12, n. 28, p. 141-164, 2019. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8493. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/8493. Acesso em: 12 out. 2021.
FARIA, C. A. P. A política da avaliação de políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 20, n. 59, p. 97-109, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69092005000300007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/dHQ6MVmWkGqbKQ6DrSP9shg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 out. 2021.
LIPSKY, M. Street-level bureaucracy: dilemmas of the individual in public services. Nova York: Russel Sage Foundation, 1980.
MENEGALDO, P. H. I. Avaliação de políticas públicas de esporte: uma interlocução com os agentes públicos municipais. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2019.
PINTOS, A. E. da S.; BONALUME, C. A formação no PELC e a relação entre teoria e prática. In: PINTOS, A. E. da S.; ISAYAMA, H. F. (org.). A formação no PELC e a relação entre teoria e prática. São Geraldo, MG: Editora Autores Associados LTDA., 2016. p. 79-93.
PINTOS, A. E. da S.; ISAYAMA, H. F. Formação de agentes sociais dos Programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Vida Saudável (VS): trajetória, memória e experiências. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
PINTOS, A. E. da S. Análise da experiência em monitoramento e avaliação de políticas públicas do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Orientador: Pedro Fernando Avalone Athayde. 2017.189 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236481. Acesso em: 12 out. 2021.
PINTOS, A. E. da S. O papel social do agente público de esporte e lazer. The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport (ALESDE), Curitiba, v. 8, n. 2, p. 1-17, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jlasss.v8i2.58987. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/alesde/article/view/58987. Acesso em: 13 out. 2021.
PINTOS, A. E. da S.; MASCARENHAS, F.; ATHAYDE, P. F. A. Monitoramento e avaliação de políticas e programas de esporte e lazer: a experiência do Programa Esporte e Lazer da Cidade. LICERE: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos de Lazer, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 97-139, 2019. DOI: https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.15306. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/15306. Acesso em: 13 out. 2021.
SOARES, M. M. Planejamento, monitoramento e avaliação da política cultural na região do médio Rio Piracicaba. In: CUNHA, E. da P.; SCHETTINO, P. T. J. (org.). As gerais de Servas: Circuito Cultural Vieira Servas. Belo Horizonte: UFMG/Proex, 2014. p. 271-289.
SOARES, M. M.; CUNHA, E. da P. Avaliação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
SOARES, M. M.; GUADANINI, A. S. Resultados de monitoramento e avaliação dos Programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Vida Saudável (VS). LICERE: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos de Lazer, Belo Horizonte, v. 21, n. 4, p. 379-404, 2018. DOI: https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1946. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/en;/biblio-981551. Acesso em: 15 out. 2021.
SOUZA, G. B. P. de; LORETO, M. das D. S. de. Avaliação e monitoramento de políticas públicas: produção acadêmica em periódicos científicos brasileiros (2010 a 2020). Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 40, p. 649-673, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i40.3478. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3478. Acesso em: 20 out. 2021.
STAREPRAVO, F. A. Políticas públicas de esporte e lazer no Brasil: aproximações, intersecções, rupturas e distanciamentos entre os subcampos político/burocrático e científico/acadêmico. Orientador: Wanderley Marchi Júnior. 2011. 422 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/26132/POLITICAS+PUBLICAS+DE+ESPORTE+E+LAZER+NO+BRASIL.pdf;jsessionid=6F2BD44FA53F2FE3DBF9030D6C229C9B?sequence=1. Acesso em: 29 set. 2021.
STAREPRAVO, F. A.; MARCHI JÚNIOR, W. Aspectos técnicos, conceituais e políticos do surgimento e desenvolvimento do Programa Esporte e Lazer da Cidade. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 923-941, 2013. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.19395. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19395. Acesso em: 30 set. 2021.
STAREPRAVO, F. A.; MEZZADRI, F. M.; MARCHI JUNIOR, W. Criação e mudanças na estrutura do Ministério do Esporte do Brasil: tensões nas definições de espaços. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 217-228, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-55092015000200217. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/RsshTK4dTMDG7tHvnVWB9Dm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 set. 2021.
UNGHERI, B. O.; ISAYAMA, H. F. Controle e participação social no programa esporte e lazer da cidade (PELC): reflexões sobre o papel e a atuação das instituições. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 26, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.100711. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/100711. Acesso em: 12 out. 2021.
WEISS, C. H. Have we learned anything new about the use of evaluation?. American Journal of Evaluation, [S. l.], v. 1, n. 19, p. 21-34, 1998. DOI: https://doi.org/10.1016/S1098-2140(99)80178-7. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1098214099801787. Acesso em: 20 out. 2021.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i44.3728
Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings
Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.