Base INIS: avaliação do grau de utilização pelos alunos de pós-graduação da CNEN

Sérgio Negri, Ovidio Orlando Filho

Resumo


A base bibliográfica INIS, Sistema Internacional de Informação Nuclear, desenvolvida pela Agência Internacional de Energia Atômica, tem como representante único no Brasil o Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Este estudo teve por objetivo avaliar o grau de utilização da base INIS pelos alunos dos programas de pós-graduação na área nuclear, oferecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear. Para sua consecução foi adotada uma abordagem centrada nos consumidores e, como instrumento de investigação, um questionário. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva com a elaboração de tabelas e gráficos, seguidos de sua interpretação. Os resultados evidenciaram que o grau de utilização do Sistema Internacional de Informação Nuclear pelos alunos é baixo, sendo o desconhecimento da base, como fonte para a busca da literatura técnico-científica na área nuclear, um dos principais motivos de sua pouca ou nenhuma utilização. Concluiu-se que a baixa utilização e conhecimento da base INIS, é um forte indicativo da necessidade de revisão do processo de divulgação da base, nos cursos de pós-graduação da Comissão Nacional de Energia Nuclear.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i37.2914



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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