Análise dos Projetos Pedagógicos de Curso da Licenciatura em Ciências da Natureza

Letícia Leite Chaves, Crisna Daniela Krause Bierhalz, Vitor Garcia Stoll

Resumo


Este estudo apresenta um panorama da oferta de Licenciatura em Ciências da Natureza no Brasil no ano de 2019 e descreve as perspectivas de avaliação da aprendizagem expressas nos Projetos Pedagógicos dos cursos do Rio Grande do Sul. Denota-se como uma pesquisa qualitativa, documental, tendo os sites institucionais como lócus de busca. Os resultados demonstram ampla distribuição geográfica, com oferta em 19 estados, 38 municípios e 29 instituições. Cabe dizer que as discussões sobre avaliação da aprendizagem estão presentes em menos de 10% do total de componentes curriculares e se concentram nos semestres finais das matrizes curriculares. Na verdade, estudos sobre a oferta das licenciaturas propiciam analisar o interesse das Instituições na oferta e manutenção desses cursos, bem como pensar estratégias de formação docente que rompam com a perspectiva classificatória.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i37.2815



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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