O Curriculo dos Cursos de Engenharia Mecânica em dois momentos: Conservador ou Inovador?

LA­lian Martins da Motta Dias

Resumo


Este trabalho tem como proposta refletir sobre os avancos no curriculo da Engenharia Mecânica apos as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Graduação em Engenharia, CNE/CES, n° 11 de marco de 2002. O objetivo central e focar o estudo em quatro aspectos: O primeiro, na formação do Engenheiro Mecânico. O segundo, no artigo 3° das diretrizes que propoem, para o engenheiro, "um perfil com formação generalista, humanista, critica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação critica na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos politicos ,econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visao etica e humanistica, em atendimento às demandas da sociedade". O terceiro, nas inovacoes tecnologicas. O quarto aspecto, o que e vantagem competitiva para as empresas na atualidade. A pesquisa centraliza as reflexoes tendo como referencia os projetos pedagogicos de alguns cursos antes e depois das diretrizes curriculares das engenharias. O metodo utilizado sera o estudo de caso, estando a pesquisa centrada na formação do engenheiro, nas diretrizes curriculares com foco no Artigo 3°, nas inovacoes tecnologicas, e no conceito de vantagem competitiva. A intencao do trabalho e chamar a atencao, tanto para as dificuldades do estudo, por conta da diversidade de possibilidades, quanto para o enfrentamento da questao da inovação no cotidiano da pratica de formação do Engenheiro, em especial o Engenheiro Mecânico. Ferramenta fundamental para o ganho de vantagem competitiva nas empresas, a inovação passa a ter relevância em todos os curriculos de engenharia, e o caso da engenharia mecânica nao e diferente. No caso da vantagem competitiva, buscou-se estrategias no estudo dos curriculos que fornecem indicativos quanto ao conservadorismo ou nao dos mesmos. O segundo momento do trabalho refere-se a continuação da pesquisa, analisando novamente os projetos na busca de avancos nos documentos que, em tese, se fundamentam os cursos de engenharia mecânica.

 


Palavras-chave


Avaliação; Engenheiro Mecânico; Curriculo

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v1i2.28



Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.