Construção de um modelo de Avaliação Culturalmente Responsiva para as associações de artesanato de Santa Cruz de la Sierra – Bolívia
Resumo
A associatividade no setor de artesanato tem se transformado numa prática comum, é uma alternativa de fortalecimento coletivo para os produtores de Santa Cruz de la Sierra – Bolívia. Esta pesquisa buscou construir e validar analiticamente um modelo de avaliação culturalmente responsivo da associatividade. Para atingir o objetivo foram feitos 4 grupos focais em 2 fases e foi aplicado o método e rigor do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os dados coletados. Na fase 1, descreve-se as características culturais das associações e identificam-se as categorias avaliativas da proposta inicial do modelo CRE; a fase 2 foi feita para validar analiticamente o modelo CRE e refinar os indicadores estabelecidos, sua hierarquia e peso. O resultado foi a obtenção e validação do modelo CRE onde estabeleceram-se 5 categorias com seus próprios parâmetros e indicadores, que permitem a aplicação prática do modelo.
Texto completo:
PDFReferências
Referências
ABMA, T. A. Responsive evaluation: its meaning and special contribution to health promotion. Evaluation and Program Planning, New York, v. 28, n. 3, p. 279-289, ago. 2005.
BERTOLDI, S.; FIORITO, M. E.; ÁLVAREZ, M. Grupo focal y desarrollo local: aportes para una articulación teórico-metodológica. Ciencia, Docencia y Tecnología, Entre Rios, AR, v. 17, n. 33, p. 111-131, nov. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14503304. Acesso em: 11 jan. 2020.
BOWEN, M. L.; TILLMAN, A. S. Developing culturally responsive surveys: lessons in development, implementation, and analysis from brazil’s african descent communities. American Journal of Evaluation, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 25-41, fev. 2015.
CARDEN, F.; ALKIN, M. C. Evaluation roots: an international perspective. Journal of MultiDisciplinary Evaluation, Michigan, v. 8, n. 17, p. 102-118, jan. 2012.
CHRISTIE, C. A.; ALKIN, M. C. Evaluation theory tree re-examined. Studies in Educational Evaluation, New York, v. 34, n. 3, p. 131-135, set. 2008.
GADSC. Base de datos personalidad jurídica 2013-1017. Santa Cruz, Bolívia: Gobierno Autónomo Departamental de Santa Cruz, 2018.
GIANELLA, C.; PAZOS, S. Manual para la organización y participación en ferias artesanales. Lima: Soluciones Prácticas, 2017. Disponível em: http://artesaniatextil.com/wp-content/uploads/2017/05/Parte%20-1-1-Manual-ferias.pdf. Acesso em: 11 jan. 2020.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Avaliação de quarta geração. Campinas, SP: UNICAMP, 2011.
HOOD, S.; HOPSON, R. K.; KIRKHART, K. E. Culturally responsive evaluation. In: NEWCOMER, K. E.; HATRY, H. P.; WHOLEY, J. S. (ed.). Handbook of practical program evaluation. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc., 2015. p. 281-317.
HOPSON, R. K. Reclaiming knowledge at the margins: culturally responsive evaluation in the current evaluation moment. In: RYAN, K. E.; COUSINS, J. B. (ed.). The SAGE international handbook of educational evaluation. Thousand Oaks, CA: Sage, 2009. p. 429-446.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTADÍSTICA (Bolivia). [La Paz]: INE, 2018. Disponível em: http://www.ine.gob.bo/. Acesso em: 12 fev. 2020.
LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C. Discourse of the collective subject: social representations and communication interventions. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 502-507, jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072014000000014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v23n2/pt_0104-0707-tce-23-02-00502.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.
MATHIE, A.; GREENE, J. C. Stakeholder participation in evaluation: how important is diversity?. Evaluation and Program Planning, New York, v. 20, n. 3, p. 279-285, ago. 1997.
NERI BELTRAN, L. A. Factores que favorecen la asociatividad en Bolivia: caso, organizaciones campesinas de Nuevo Belen y Puerto Oro. Tutor: Alejandro Zegarra Saldaña. 2011. 146 f. Disertación (Maestria en Gerencia de Proyectos para el Desarrollo) - Universidad Andina Simón Bolívar, Sede Académica La Paz, La Paz, 2011. Disponível em: http://repositorio.uasb.edu.bo:8080/bitstream/54000/190/1/TE-150.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.
PAIXÃO, R. B. Avaliação de impacto de mestrados profissionais: contribuições a partir da multidimensionalidade e da negociação. Orientador: Adriano Leal Bruni. 2012. 323 f. Tese (Doutorado em Administração) - Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/24606/1/Roberto%20Brazileiro.pdf. Acesso em: 19 fev. 2020.
STAKE, R. E. (ed.). Evaluating the arts in education: a responsive approach. Columbus, Ohio: Merrill, 1975.
THOMAS, V. G.; PARSONS, B. A. Culturally responsive evaluation meets systems-oriented evaluation. American Journal of Evaluation, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 7-28, mar. 2017.
WHITAKER, M. C.; VALTIERRA, K. M. The dispositions for culturally responsive pedagogy scale. Journal for Multicultural Education, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 10-24, abr. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i37.2732
Direitos autorais 2020 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.