A avaliação para e das aprendizagens de futuros educadores e professores: um olhar a partir dos programas das disciplinas
Resumo
A avaliação das aprendizagens é uma tarefa profissional docente realizada para classificar, mas também para potenciar as aprendizagens nos estudantes. Foi com esta ideia que se questionou as características da avaliação das aprendizagens dos programas das disciplinas de um mestrado de formação inicial de educadores de infância e de professores do 1º ciclo do ensino básico. Para a sua resposta, foi realizado um estudo exploratório de recolha e de análise daqueles programas nos pontos da avaliação das aprendizagens e das metodologias de ensino. Foi possível perceber que neles estavam descritos procedimentos e instrumentos para a avaliação contínua e somativa dos estudantes. Os de avaliação contínua, apesar de diversificados, não eram claros nas suas finalidades e nas formas de concretização prática. Já os da avaliação somativa, com uma intencionalidade clara, estavam mais estruturados e mais detalhados, com a indicação das percentagens de cada um para a classificação dos futuros professores em cada disciplina.
Palavras-chave: Avaliação das aprendizagens. Programas. Futuros professores.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i35.2550
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.