Comunidade Justa: uma experiencia no Centro de Cooperação para o Desenvolvimento da Infância e da Adolescencia - CCDIA
Resumo
Este trabalho teve como objetivo aplicar a tecnica de educação moral intitulada "comunidade justa", proposta por Kohlberg e seus colaboradores da Universidade de Harvard. Aplicou-se um Programa de Treinamento no CCDIA, ONG localizada em Niteroi (RJ), no sentido de encorajar os valores, atitudes e conhecimentos mais construtivos nas relacoes que preparem os alunos a viverem pacificamente. O CCDIA foi escolhido devido ao trabalho que realiza com criancas e adolescentes em situação de risco, residentes nas periferias da cidade de Niteroi, com a finalidade de oferecer reforco escolar e reinsercao daqueles que abandonaram a escola. Partindo da tecnica de discussao de dilemas hipoteticos em grupo e da descricao de um programa que teve por metodologia, dinâmicas de grupo, descrevendo componentes chaves como: aprendizado cooperativo e treinamento para resolução de conflitos observados no cotidiano escolar contextualizado, onde as dimensoes pedagogicas e culturais foram articuladas. Concluiu-se atraves de avaliação que o programa e um eficiente apoio no sentindo de redução de conflitos no interior da instituicao e que possam refletir nas atitudes dos alunos dentro e fora dela. Discute-se, tambem, a aplicação desses programas e avaliações para o contexto das comunidades brasileiras.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v1i2.25
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.