Usos dos resultados da avaliação: revisão integrativa de artigos publicados no período de 2012 a 2016
Resumo
Este estudo objetivou realizar uma revisão de pesquisas empíricas sobre uso da avaliação entre 2012 e 2016, procurando identificar as principais tipologias, como as: instrumental, conceitual, simbólica e processual. Para isso, verificou-se o comportamento das categorias do uso, considerando aspectos como implementação da avaliação, decisão e envolvimento das partes interessadas. Quatorze estudos foram incluídos apontando prevalência do uso instrumental. Como fatores promotores do uso, estão: qualidade da comunicação, competência do avaliador, achados e credibilidade (implementação da avaliação), receptividade à avaliação (decisão) e receptividade à avaliação, achados, relevância, características pessoais e da decisão e necessidades da informação (envolvimento das partes interessadas). Os fatores limitantes dizem respeito ao prazo de implementação da avaliação, o clima político e as informações concorrentes relativas à categoria de decisão. Entre as conclusões, destaca-se que avanços ainda necessitam ser empreendidos considerando o contexto e o processo avaliativo para o desenvolvimento de mudanças organizacionais.
Palavras-chave: Literatura de Revisão como Assunto. Avaliação em Saúde. Estudos de Avaliação.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i34.2188
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.