Avaliação Escolar Para a Aprendizagem: possibilidades e avancos na pratica pedagogica

Ana Paula Silva Santos, Ana Canen

Resumo


Este trabalho pretende apresentar, atraves de uma analise bibliografica, a problematica que envolve a articulação da avaliação escolar e a diversidade cultural presente nas escolas. Neste contexto, propoe a avaliação multicultural como contribuicao para a melhoria constante da aprendizagem e sua adequação à pluralidade cultural. Analisa a produção academica em dois periodicos especializados em avaliação: a Revista Meta: Avaliação e a Revista Ensaio, procurando detectar tendencias, potenciais e lacunas para a avaliação multicultural. De acordo com a analise, constatamos que esforcos tem sido feitos para a superação da avaliação homogeneizadora em detrimento de uma avaliação para a transformação. Assim, a perspectiva multicultural da avaliação se mostra favoravel, na medida em que trabalha com as individualidades dos estudantes, com a diversidade de instrumentos avaliativos e com o acompanhamento constante do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Avaliação escolar; Aprendizagem; Pratica pedagogica; Perspectiva multicultural

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, N. M. C. & CANEN, A. Impactos de políticas de Avaliação institucional: um estudo de caso no sistema de ensino naval brasileiro. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Vol.15, N.54, 2007, p.53-66.

CANEN, A. Avaliação da aprendizagem. In: CANEN, A; SANTOS, A. R. (Org.). Educação Multicultural: teoria e prática para professores e gestores. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009. Cap.3, p. 41-124

HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio uma perspectiva construtivista. 28 ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.

LUCKESI, C. L. Avaliação da aprendizagem escolar. 20 ed, São Paulo: Cortez, 2009.

PERRENOUD, P. Avaliação: Da excelAancia A regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica - desafios e perspectivas. 6 ed, São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i16.208



Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.