Qualidade de Ensino e Formação de Professores: inter-relação com o IDEB e a Prova Brasil

Erlane da Silva Freire, Lúcia Gracia Ferreira

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo analisar se a formação dos professores, como indicador da qualidade do ensino de duas escolas municipais, estava em consonância com o desempenho dos alunos na Prova Brasil do 5º ano do ensino fundamental no municipio de Maiquinique, referente ao ano de 2011. A investigação foi realizada em 2013 em escolas que apresentaram medias distintas no último resultado do IDEB. Atraves do questionario, coletamos dados sobre o perfil das professoras participantes da pesquisa, sobre a formação e condicoes de trabalho das mesmas nas escolas, conhecemos como elas avaliam a escola e a qualidade do ensino. Avaliamos tambem as notas da Prova Brasil das escolas pesquisadas, dos anos de 2005 a 2011. A pesquisa mostrou que os resultados da Prova Brasil nao estao em consonância com a formação dessas educadoras e ainda que ha uma inviabilidade da formula do IDEB, ao exibir as disparidades encontradas nos resultados dessa avaliação externa.

Palavras-chave


Avaliação Externa; Qualidade de Ensino Formação de Professores

Texto completo:

PDF PDF (Español (España))

Referências


BARRETO NETO, Francisco. Politicas públicas educacionais e o resultado do IDEB em Barra da Estiva e Maiquinique - Ba. 2010. Disponível em: estudosiat.sec.ba.gov.br/index.php/estudosiat/article/view/24/62‎. Acesso: Agosto de 2012.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ano CXXXIV, nº 248, p. 27.833-27.841.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. Resultados SAEB/Prova Brasil 2011. Disponível em: http://sistemasprovabrasil2.inep.gov.br/resultados/. Acessado em agosto de 2012.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. Resultado IDEB/Escola Simões Filho 2011. Disponível em: http://www.portalideb.com.br/escola/115555-ee-simoes-filho/ideb. Acessado em agosto de 2012.

DEUS, Adélia Meireles et al. Estudo de Caso na Pesquisa Qualitativa em Educação: uma metodologia. In: VI Encontro 2010. Disponível em:

http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.1/GT_01_14. Acesso em: março, 2013.

DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini et. al. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores critico-reflexivos. São Paulo:Cultura AcadAamica, 2011.

DOURADO, Luiz Fernando (Coord.) A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.

FERNANDES, Reynaldo. Andice de desenvolvimento da educação básica (IDEB). 2 ed. Brasília: Inep, 2007.

FREITAS, Luiz Carlos de. Eliminação adiada: o caso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação e Sociedade, Campinas: Unicamp, v. 28, n. 100 - Especial p. 965-987, out. 2007.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo : Atlas, 2008.

GUIMARAES-IOSIF, Ranilce Mascarenhas. A qualidade da educação na escola pública e o comprometimento da cidadania global emancipada: implicações para a situação de pobreza e desigualdade no Brasil. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Política Social. Universidade de Brasília: Brasília: DF, 2007.

LEMES, Camilla de Menezes et. al. A teoria e a prática na formação de professores: desafios e dilemas. IV EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino †2011. Disponível em: www.ceped.ueg.br/anais/ivedipe/pdfs/.../CO%20458-1148-1-SM[1].pdf‎. Acesso: Junho 2013

MESQUITA, Silvana. Os resultados do Ideb no cotidiano escolar. Ensaio: aval. pol. públ. Educ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 76, p. 587-606, jul./set. 2012.

SOARES, Eliane. Qualidade do ensino de Língua Portuguesa: um indicador do sucesso escolar. Trabalho de conclusão de curso. Licenciatura Plena em Pedagogia. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: Itapetinga - Bahia, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v5i15.207



Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.