Editorial

Fa¡tima Cunha Ferreira Pinto

Resumo


A Revista Eletrônica Meta: Avaliação do Mestrado Profissional da Fundação CESGRANRIO destina-se a divulgar estudos, ensaios, pesquisas, resenhas em Avaliação em sentido amplo, pois o Mestrado e multidisciplinar.

Em seu bojo ela pretende abranger os artigos classicos em avaliação que abordam temas conceituais, cujo conhecimento e indispensavel ao avaliador. Tambem divulgara trabalhos de docentes, pesquisadores e discentes da area. Este número apresentara temas de:

Referencia

Em seu primeiro número - edicao especial de lancamento - apresenta artigos de Thereza Penna Firme e Heraldo Marelim Vianna, os quais com larga trajetoria na area, sao leituras indispensaveis a todos os que se dedicam a area de avaliação.

Estudos e Artigos

Maria Gloria Gohn nos apresenta o artigo “Educação nao-formal e o Papel do Educador (a) Social”, em que discute a participação da sociedade civil quanto a Projetos Sociais Educativos.

Maria Vilma Valente de Aguiar, em seu texto “Alfabetização e participação social de jovens e adultos no Distrito Federal”, faz um estudo de caso com 100 alunos em fase de conclusao de um curso de alfabetização.

A mestranda Selene Maria Bezerra em seu artigo “PRONTUARIO ELETRÔNICO DO PACIENTE: UMA FERRAMENTA PARA APRIMORAR A QUALIDADE DOS SERVICOS DE SAUDE” pretende promover uma discussao sobre a utilização do prontuario eletrônico do paciente.

“O Olhar Discente Sobre o Mestrado em Neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – PPGNEURO/UNIRIO” de Tânia Maria Rodrigues de Franca, versa sobre a avaliação do Mestrado de Neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – A avaliação quantiqualitativa e centrada nos participantes como proposto por Scriven e Stake.

O “ENEM: um demonstrativo das mudancas socioeconômicas no perfil dos participantes” de Vanessa Coelho Garcia, Alvaro Henrique Freitas, Elaine Freitas e Ricardo Birenbaum, compara a 1a edicao do Exame, em 1998 com as edicoes de 2001 e 2005 para verificar possiveis alteracoes no perfil de seus participantes e as mudancas ocorridas em sua trajetoria de 10 anos de realização.



Os Editores

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v1i1.19



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.