Editorial
Resumo
Em seu bojo ela pretende abranger os artigos classicos em avaliação que abordam temas conceituais, cujo conhecimento e indispensavel ao avaliador. Tambem divulgara trabalhos de docentes, pesquisadores e discentes da area. Este número apresentara temas de:
Referencia
Em seu primeiro número - edicao especial de lancamento - apresenta artigos de Thereza Penna Firme e Heraldo Marelim Vianna, os quais com larga trajetoria na area, sao leituras indispensaveis a todos os que se dedicam a area de avaliação.
Estudos e Artigos
Maria Gloria Gohn nos apresenta o artigo “Educação nao-formal e o Papel do Educador (a) Social”, em que discute a participação da sociedade civil quanto a Projetos Sociais Educativos.
Maria Vilma Valente de Aguiar, em seu texto “Alfabetização e participação social de jovens e adultos no Distrito Federal”, faz um estudo de caso com 100 alunos em fase de conclusao de um curso de alfabetização.
A mestranda Selene Maria Bezerra em seu artigo “PRONTUARIO ELETRÔNICO DO PACIENTE: UMA FERRAMENTA PARA APRIMORAR A QUALIDADE DOS SERVICOS DE SAUDE” pretende promover uma discussao sobre a utilização do prontuario eletrônico do paciente.
“O Olhar Discente Sobre o Mestrado em Neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – PPGNEURO/UNIRIO” de Tânia Maria Rodrigues de Franca, versa sobre a avaliação do Mestrado de Neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – A avaliação quantiqualitativa e centrada nos participantes como proposto por Scriven e Stake.
O “ENEM: um demonstrativo das mudancas socioeconômicas no perfil dos participantes” de Vanessa Coelho Garcia, Alvaro Henrique Freitas, Elaine Freitas e Ricardo Birenbaum, compara a 1a edicao do Exame, em 1998 com as edicoes de 2001 e 2005 para verificar possiveis alteracoes no perfil de seus participantes e as mudancas ocorridas em sua trajetoria de 10 anos de realização.
Os Editores
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v1i1.19
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.