Sistema de Ensino Integral: um estudo avaliativo

Elaine Domingues da Silva Freitas, Ligia Gomes Elliot

Resumo


Esse estudo focaliza a avaliação da qualidade da Proposta de Ensino Integral do Colegio Instituto Padre Leonardo Carrescia, colegio catolico da rede particular do Rio de Janeiro. O Ensino Integral vem sendo acolhido pela educação para atender às novas necessidades da sociedade e tentar formar alunos pensantes dentro de uma vivencia socializada e predominante em seus valores. Ao avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, sua metodologia, projetos, estrutura e desenvolvimento no seu âmbito geral, o estudo destaca a contribuicao da Proposta inovadora para o campo da Educação. O estudo incluiu o acompanhamento do processo de desenvolvimento da Proposta, relato de opinioes, sugestoes e respostas de questionarios direcionados de acordo com as observacoes sobre os stakeholders (envolvidos no contexto). Com o intuito de assegurar a fidedignidade da avaliação, desde a sua concepcao ate seus resultados, foram ponderados os valores, as preocupacoes e as percepcoes dos interessados na Proposta de Ensino em questao. Concluiu-se que a Proposta de Ensino Integral apresenta uma forte tendencia de qualidade e nao somente de maior quantidade de horas do aluno dentro da escola.

Palavras-chave


Ensino Integral; Avaliação; Sistema de Ensino

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v5i14.172



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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