Professor, minha Prova está em Branco(!): uma experiência de compartilhamento com alunos da responsabilidade de construir e corrigir uma avaliação no ensino superior

Alfredo Ribeiro Cardenas

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar um relato de experiencia da aplicação de uma dinâmica de avaliação alternativa de prova teorica/escrita. Trata-se, fundamentalmente, de uma atividade pedagogica em que os alunos, agrupados em duplas, constroem as perguntas de uma prova teorica, respondem as perguntas de outros alunos, avaliam as respostas às suas perguntas e, tambem, sao avaliados pelas perguntas construidas. A dinâmica avaliativa foi aplicada na disciplina de Gestao da Inovação, em um curso de graduação, em uma IES pública do sul do pais. Criatividade na forma de construção das perguntas e a utilidade do seu conteúdo sao os parâmetros estabelecidos para avaliar os participantes da atividade. Todos os passos da criação e aplicação da dinâmica avaliativa sao relatados no texto, alem de sugestoes de variação da atividade.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i30.1649



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.