O Papel dos Coordenadores das Comissoes Proprias de Avaliação (CPA) na Autoavaliação das Instituicoes de Ensino Superior (IES)

Wagner Bandeira Andriola, Claudia Ibiapina Lima

Resumo


Partindo-se da premissa de que sistematica de autoavaliação institucional e um processo de busca da melhoria da qualidade educacional, a partir do diagnostico da execução das principais atividades das Instituicoes de Ensino Superior (IES), o artigo teve como objetivo central apreender o grau de conhecimento e aceitação dos Coordenadores das Comissoes Proprias de Autoavaliação Institucional (CPA) das IES cearenses acerca da concepcao de autoavaliação vigente (conforme a Lei nº 10.861 - SINAES). Para tal, foi executada pesquisa de campo (ex post-facto) com o uso de questionarios remetidos via online para 44 coordenadores das CPA, bem como entrevistas realizadas com 20 discentes de graduação, oriundos de 13 IES visitadas in situ. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de consolidar a autoavaliação institucional entre as IES cearenses, bem como de maior investimento pessoal e institucional na formação dos avaliadores, atraves, por exemplo: da promocao de foruns, de seminarios, de capacitacoes para que os participes assimilem a nova concepcao de avaliação instituida pelo SINAES.

Palavras-chave


Avaliação educacional; Autoavaliação institucional; Ensino superior; SINAES

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v5i13.163



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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