Escala de Engajamento de Discentes Universitários: adaptação e revalidação para o contexto brasileiro

Jailson Santana Carneiro, Anna Carolina Rodrigues Orsini, Francisco Jose da Costa

Resumo


Esse estudo teve como objetivo adaptar e revalidar a Escala Engajamento Discente de Burch et al. (2015) para o contexto brasileiro. Para isso, desenvolvemos procedimentos centrais de tradução e adaptação dos itens da escala, que juntamente com questoes sociais e demograficas compuseram o questionario utilizado na pesquisa. A coleta dos dados ocorreu de maneira presencial e os sujeitos da pesquisa foram estudantes do curso de Administração de duas instituicoes de ensino superior do Brasil. Nas analises dos dados procedemos a operacionalização psicometrica por analise fatorial confirmatoria e de consistencia interna, alem de extracoes descritivas. A indicação foi de que a adaptação e revalidação feita resultaram em uma metrica final consistente para utilização em estudos quantitativos que envolvam o construto no Brasil. A escala final foi definida com 3 dimensoes (engajamento emocional, fisico e cognitivo em sala de aula), cada uma mensurada por 4 itens com relação refletiva para as dimensoes latentes.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i30.1612



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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