Enhancing the Visibility and Impact of Scholarly Research: an exploratory study on knowledge production settings
Resumo
Research work and knowledge production have a lack of visibility and impact strategies. At the individual level, researchers must share their results and disseminate outputs, such as publications, patents, etc. Also, research work is a collaborative space based on formal and informal procedures. The literature on the field argues that there is the need to improve the visibility of research in order to enhance its impact, both at the academic level and at the societal level.
This article is based on recent studies about impact oriented monitoring and assessment. In order to identify researchers’ tools and strategies to address this situation, an exploratory study in two university research centers in Portugal was developed. Preliminary results show a need for implementing strategies at both organizational and individual levels that define the relevance of knowledge production for the research center, while simultaneously to promote visibility and impact of this production.
Texto completo:
PDF (English)DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i30.1606
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.