Impacto Socioeconômico do Programa Universidade Para Todos (ProUni): uma analise da politica pública em uma instituicao de ensino superior do Rio de Janeiro

Leandro Albano Monzo Gonzaga, Fatima Bayma de Oliveira

Resumo


O proposito do presente estudo foi o de analisar os impactos socioeconômicos da conclusao de um curso de nivel superior por individuos beneficiados por uma politica pública do governo federal, o Programa Universidade para Todos (ProUni). Como referencial teorico, foram abordados conceitos e tipologias de politicas públicas e foi feita, tambem, uma discussao sobre o ProUni, que tomou como base diversos documentos secundarios. Em termos metodologicos, foi empreendida pesquisa de natureza qualitativa com o uso de 12 entrevistas em profundidade com alunos beneficiarios do ProUni, egressos de uma instituicao de ensino superior do Rio de Janeiro. De modo geral, os resultados evidenciam que houve melhorias na vida dos ex-bolsistas, em termos de ascensao profissional, motivação e ampliação de sua rede social. No que tange à sua relevância, a pesquisa justifica-se ao ampliar os estudos sobre politicas públicas e gerar insights sobre a efetividade de uma politica pública brasileira.

Palavras-chave


Politica pública; Impactos socioeconômicos do ProUni; Pesquisa Qualitativa

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v4i11.158



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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