A Constricao do Curriculo e do Ensino às Exigencias das Avaliacoes Externas como Via para a Obtencao de "Bons" Resultados Educacionais

Antônia Bruna da Silva, Cassia Karize de Andrade Brasil

Resumo


O presente estudo foi realizado em uma escola pública municipal do Estado do Ceara que, no ano de 2015, ficou entre as cinco escolas do Brasil com melhor Indice de desenvolvimento da Educação Basica (Ideb) para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação foi conduzida com o escopo de identificar especificidades do trabalho desenvolvido pela escola que corroboraram para a obtencao do referido resultado, analisando se a reordenação do curriculo e do ensino em favor das avaliações externas situa-se entre elas. Com base nas informações fornecidas pelo gestor e pelo professor entrevistados, percebeu-se que o alinhamento do curriculo e do ensino às avaliações externas tem sido adotado na escola estudada. Todavia, o resultado obtido pela escola nao e creditado apenas a essa pratica especificamente, mas a uma serie de fatores que tem a exaltação da aprendizagem como principio orientador.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBERNAZ, .; FERREIRA, F. H. G.; FRANCO, C. Qualidade e eqidade no Ensino Fundamental brasileiro. Pesquisa e Planejamento Econmico, ppe, v.32, n.3, dez 2002.

ANDRADE, J. M.; LAROS, J. A. Fatores Associados ao Desempenho Escolar: Estudo Multinvel com Dados do SAEB/2001. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Braslia, vol. 23, n. 1, p. 33-42, Jan-Mar 2007.

BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da

educao nacional. Disponvel em: Acesso em: 18 mar. 2017.

COUTINHO, M. S. Avaliao externa e currculo: possveis impactos e implicaes no processo de ensino aprendizagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDTICA E PRTICAS DE ENSINO, 16., 2012, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2012. p. 18-28.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliao e transformaes da Educao Superior brasileira (1995-2009): do PROVO ao SINAES. Avaliao, Campinas, v. 15, n. 1, p. 195-224, mar. 2010.

FISCHER, B. T. D. Avaliao da aprendizagem: a obsesso pelo resultado pode obscurecer a importncia do processo. In: WERLE, F. O. C. (Org.). Avaliao em larga escala: foco na escola. Braslia, DF: Liber, 2010. p. 37-49.

MENEZES-FILHO, N. Os determinantes do desempenho escolar no Brasil. Instituto Futuro Brasil, IBMEC So Paulo e Faculdade de Economia e Administrao da Universidade de So Paulo. Sumrio Executivo, 2007.

VEIGA-NETO, A. Delrios Avaliativos: o currculo desvia para a direita ou um farol para o currculo. In: FAVACHO, A. M. P.; PACHECO, J. A.; SALES, S. R. (Orgs.). Currculo: conhecimento e avaliao. Curitiba: Editora CRV, 2013, p. 108-122.

SOUSA, S. Z. Avaliao externa em larga escala no mbito do estado brasileiro: interfacede experincias estaduais e municipais de avaliao da educao bsica com iniciativas do governofederal. In: BAUER, A.; GATTI, B. A. (Orgs.). Vinte e cinco anos de avaliao desistemas educacionais no Brasil: implicaes nas redes de ensino, no currculo e na formao deprofessores. Florianpolis: Insular, 201, p. 61-85.

SOUSA, S. M. Z. L. Possveis impactos das polticas de avaliao no currculo escolar. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, n.119, p. 175-190, jul. 2003.

SOUZA, A. M. Determinantes da aprendizagem em escolas municipais. Ensaio: aval. pol. pbl. Educ., Rio de Janeiro, v.13, n.49, p. 413-434, out./dez. 2005.

TORRECILLA, F. J. M. Um panorama da pesquisa ibero-americana sobre a eficcia escolar. In: BROOKE, N.; Soares, J. F. Pesquisa em eficcia escolar. Origem e trajetrias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i29.1528



Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.