Avaliação da gestao do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Nilopolis

Andrea Nunes da Silva, Christina Mari­lia Teixeira da Silva

Resumo


O artigo foi elaborado a partir de uma Dissertação de Mestrado cujo objetivo geral foi avaliar, buscando-se fundamentação na legislação vigente e no Projeto Politico Institucional (PPI), o atual processo de gestao do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus Nilopolis no que se refere aos pressupostos da gestao democratica. As questoes que nortearam o estudo foram: (a) Ate que ponto professores do IFRJ - Campus Nilopolis compreendem o significado da gestao democratica?; (b) Em que medida professores, alunos, pais e responsaveis participam efetivamente da atual gestao; e (c) Ate que ponto a atual gestao escolar vem colocando em pratica os pressupostos da gestao democratica? Para a obtencao dos dados do estudo realizou-se o levantamento da legislação vigente, bem como de diversos documentos da instituicao. Alem disso, foram aplicados diferentes instrumentos, tais como, questionarios a alunos e professores e roteiro de entrevista à direcao geral. Os resultados do estudo indicaram que a maioria dos docentes nao possuia uma compreensao ampla a respeito do significado da gestao democratica, tal como preconizada na legislação vigente e no PPI da instituicao. Ficou evidenciado, tambem, o desconhecimento de boa parte destes sobre os aspectos envolvidos na gestao democratica. Constatou-se que a participação de alunos, professores, pais e responsaveis na atual gestao era incipiente. Dessa forma, verificou-se que os pressupostos da gestao democratica tem sido colocados em pratica, de forma parcial, pela atual gestao. No estudo sao feitas recomendações com a finalidade de se favorecer a pratica da gestao democratica no IFRJ - Campus Nilopolis.

Palavras-chave


Avaliação; Gestao Escolar; Gestao democratica; IFRJ

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v4i12.149



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.