Instrumentos de Avaliação Estrangeiros no Contexto da Saúde Brasileira: processo de tradução, adaptação cultural e validação

Bruno Borges do Carmo, Ligia Gomes Elliot, Li­gia Silva Leite, Luci­ Hildenbrand

Resumo


Este estudo teve por objetivo investigar e analisar sete artigos científicos que contem instrumentos de avaliação com as etapas de tradução, adaptação cultural e validação, do idioma original para a lingua portuguesa. A metodologia utilizada para a primeira etapa, de tradução, nos artigos estudados envolve uma tradução inicial, uma retrotradução, um back translation e uma tradução final. Na segunda etapa, de adaptação cultural, ocorre um desdobramento cognitivo, com tradução literaria e conceitual, onde as questoes sao analisadas e sofrem as devidas adaptacoes. Sao realizadas tambem na nessa etapa comparacoes gramaticais e semânticas, avaliando os significados das palavras em cada item com o objetivo de identificar a clareza e questoes problematicas do instrumento como um todo. Na terceira etapa, de validação, o instrumento ja traduzido e adaptado culturalmente e aplicado e testado, podendo ser reaplicado posteriormente para validar seu conteúdo atraves de informações úteis. Verificou-se que os itens nao devem apenas ser traduzidos para a lingua que sera utilizada, mas tambem sofrer adaptacoes culturais para manter a validade e a equivalencia entre as versoes. Esses processos de tradução, adaptação cultural e validação mostram que nao basta somente traduzir e aplicar os instrumentos, mas tambem a importância na utilização de um guia sistematizado no processo de tradução, adaptação cultural e validação. A tradução e validação para a lingua portuguesa permitem com que os instrumentos passem a ser utilizados na avaliação da nossa população, com a vantagem de obtermos resultados uniformes, padronizados e reprodutiveis.

Palavras-chave


Instrumentos de Avaliação; Saúde; Tradução; Adaptação cultural; Validação

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v4i11.129



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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