Uma Experiencia de Avaliação e de Aprendizagem em Matematica com Estudantes da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Medio Regular Noturno

Marcia Oliveira da Silva Goncalves, Cli­cia Valladares Peixoto Friedmann, Cleonice Puggian

Resumo


O presente artigo descreve os resultados de uma pesquisa exploratoria sobre uma experiencia de avaliação no ensino medio regular noturno, realizada em uma escola da Zona Oeste do Rio de Janeiro, durante os anos de 2009 e 2010. Dados foram coletados atraves de observação participante, entrevistas abertas e analise das atividades conduzidas nas aulas de matematica em duas turmas do primeiro ano do ensino medio. Relata a experiencia de docentes na elaboração de tres cadernos didaticos, contemplando conteúdos teoricos e atividades variadas, que serviram para apoiar uma proposta de avaliação continuada, dinâmica e formativa. O referencial teorico baseou-se em trabalhos sobre avaliação, educação de jovens e adultos e ensino noturno, considerando a complexidade das relacoes sociais dos alunos dentro e fora da escola. Observou-se, em particular, suas dificuldades na aprendizagem de matematica e a constante ameaca de repetencia e evasao escolar. Resultados indicam que a promocao da aprendizagem entre jovens e adultos que ingressam ou regressam ao ensino medio depende da busca por abordagens pedagogicas, nas quais a avaliação seja flexivel e possa considerar as vivencias previas e expectativas que os alunos trazem para a escola. Conclui-se pela urgencia em superar o modelo de avaliação como instrumento de classificação, selecao e exclusao social, transformando-a em uma aliada na construção de uma escola de qualidade para todos.

Palavras-chave


Avaliação educacional; Educação matematica; Ensino Medio noturno; Experiencia pedagogica

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v5i14.126



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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