Avaliação da Atuação dos Docentes de Instituicoes de Ensino Superior: o caso da Faculdade Cearense (FAC)

Wagner Bandeira Andriola, Cristiiany Gomes Andriola

Resumo


O trabalho relata os resultados da avaliação da atuação dos docentes de uma Instituicao de Ensino Superior (IES) em quatro dimensoes pedagogicas: planejamento e gestao das atividades de ensino; didatica empregada no desenvolvimento das atividades de ensino; comunicação e interação com os alunos; formas e uso dos resultados oriundos da avaliação do aprendizado discente. Com esse objetivo elaborou-se um conjunto de perguntas versando sobre as quatro dimensoes ja mencionadas, que foi, posteriormente, pre-testado (analise semântica e analise metrica). A estrutura fatorial revelou tratar-se de um instrumento de medida unifatorial (fator extraido explica cerca de 27% da variância total, com cargas minimas de 0,35 dos 23 itens no referido fator), contando com elevada consistencia interna (alpha de Cronbach = 0,88). Portanto, a IES conta, a partir de agora, com um instrumento valido e fidedigno para avaliar os seus professores, permitindo, assim, diagnosticos precisos nas quatro categorias pedagogicas consideradas.

Palavras-chave


Ensino superior; Avaliação educacional; Avaliação docente

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v4i11.115



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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