Revista Meta: Avaliação

ISSN: 2175-2753

A revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO - Meta: Avaliação é uma publicação científica, de periodicidade quadrimestral, veiculada exclusivamente através da internet, nos meses de abril, agosto e dezembro. A publicação focaliza o campo da avaliação, com ênfase especial nas áreas de educação, saúde e sociedade, caracterizando assim sua natureza multidisciplinar. Meta: Avaliação é um canal de divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo. O periódico dedica-se a publicar pesquisas, estudos, artigos, resenhas de livros, teses e dissertações.


Princípios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o propósito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a ética de sua atuação, a American Evaluation Association (AEA) - Associação Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco princípios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagação Sistemática, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando técnicas apropriadas e comunicando métodos e abordagens com a devida transparência para permitir acesso e crítica.

2.  Competência, no que se refere a demonstrar atuação competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcançar o mais alto nível de desempenho possível.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorções ou indevidas utilizações.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela segurança, dignidade e auto-valorização dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com ética profissional, evitando riscos e prejuízos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possível, o respeito às diferenças e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideração a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder não somente às expectativas mais imediatas, mas também às implicações e repercussões mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informação sempre que necessário.

Indexado em:

  1. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  2. Latindex -  Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  3. OEI - Organización de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  4. RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

  5. LivRe! - Portal do CNEN-Comissão Nacional de Energia Nuclear, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  6. Qualis/CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasília, DF)

  7. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citação de literatura revisada por pares:periódicos científicos, livros e anais

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

v. 9, n. 25 (2017): Revista Meta: Avaliação Jan./Abr.

Em abril de 2017, a revista Meta: Avaliação contempla, por meio de sete artigos, diferentes estudos avaliativos que se voltam para objetos situados no campo da educação, dos programas sociais, da saúde e tecnologia. São artigos de autores brasileiros, portugueses, espanhóis, evidenciando o alcance do periódico no meio acadêmico nacional e internacional.

Na área da educação, Figueiredo, Leite e Fernandes focalizam a avaliação externa de escolas em dois países europeus – Portugal e Inglaterra – concluindo que, embora os processos de avaliação sejam claros, abrangentes e formativos em suas concepções, a concretização desses processos ainda está distante do que seria desejável.

No Brasil, com a utilização da Análise Envoltória de Dados, Ferreira, Salgado Junior, Novi, Chiaretti e Miura identificam práticas pedagógicas e de gestão que possam ter uma parcela de contribuição na composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, de escolas municipais paulistas. Este é um estudo que pode servir de referência a ações de melhoria do desempenho de outras escolas.

Em Portugal, Calha apresenta interessante estudo sobre o uso de portfólios como instrumento de avaliação da aprendizagem, nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências escolares, com ênfase na narrativa autobiográfica de adultos.

Também focalizando a avaliação de competências de estudantes de Pedagogia, Casillas Martín, Cabezas González e Serrate González trazem a análise de casos provenientes de práticas externas realizadas pelos estudantes da Universidade de Salamanca na Espanha.

Na área social, Dugand e Brandão fazem uso da Teoria da Mudança para proceder à meta-avaliação do Programa de Ações Estruturantes nas Comunidades Remanescentes de Quilombos, um tema tão interessante quanto a metodologia adotada.

Na área da saúde, o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde é abordado por Macedo e Theóphilo, para analisar os índices de eficácia e eficiência em saúde pública em municípios mineiros.

A tecnologia a serviço da gestão em instituição de saúde é avaliada pelos usuários em estudo de Almeida e Elliot, especificamente focalizando uma ferramenta de Business Inteligence que mostrou trazer ganhos de operacionalidade, retorno financeiro, qualidade dos serviços prestados e vantagens competitivas.

Sumário

Estudos e Artigos

Carla Figueiredo, Carlinda Leite, Preciosa Fernandes
PDF
1-31
Jonas Ferreira, Alexandre Pereira Salgado Junior, Juliana Chiaretti Novi, Irene Kazumi Miura, Débora Oliveira Diogo
PDF
32-64
António Calha
PDF
65-89
Sonia Casillas Martín, Marcos Cabezas González, Sara Serrate González
90-109
Adriana Gaviria Dugand, André Augusto Pereira Brandão
PDF
110-140
Reginaldo Morais de Macedo, Carlos Renato Theóphilo
PDF
141-170
Maria Aparecida Pena de Almeida, Ligia Gomes Elliot
PDF
171-200