Revista Meta: Avaliação

ISSN: 2175-2753

A revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO - Meta: Avaliação é uma publicação científica, de periodicidade quadrimestral, veiculada exclusivamente através da internet, nos meses de abril, agosto e dezembro. A publicação focaliza o campo da avaliação, com ênfase especial nas áreas de educação, saúde e sociedade, caracterizando assim sua natureza multidisciplinar. Meta: Avaliação é um canal de divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo. O periódico dedica-se a publicar pesquisas, estudos, artigos, resenhas de livros, teses e dissertações.


Princípios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o propósito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a ética de sua atuação, a American Evaluation Association (AEA) - Associação Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco princípios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagação Sistemática, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando técnicas apropriadas e comunicando métodos e abordagens com a devida transparência para permitir acesso e crítica.

2.  Competência, no que se refere a demonstrar atuação competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcançar o mais alto nível de desempenho possível.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorções ou indevidas utilizações.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela segurança, dignidade e auto-valorização dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com ética profissional, evitando riscos e prejuízos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possível, o respeito às diferenças e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideração a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder não somente às expectativas mais imediatas, mas também às implicações e repercussões mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informação sempre que necessário.

Indexado em:

  1. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  2. Latindex -  Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  3. OEI - Organización de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  4. RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

  5. LivRe! - Portal do CNEN-Comissão Nacional de Energia Nuclear, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  6. Qualis/CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasília, DF)

  7. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citação de literatura revisada por pares:periódicos científicos, livros e anais

 

 

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v. 9, n. 27 (2017): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.

O número de dezembro de 2017 da revista Meta: Avaliação contém interessantes artigos sobre a área da educação no nível de pós-graduação e de ensino médio, e ainda as áreas social, da saúde e da Psicologia. Mantém, assim, uma característica diversificada de temas que se valem da avaliação e reveste a publicação com a interdisciplinaridade que marca a avaliação.

Tomando por base a recomendação da CAPES em relação à composição do corpo docente de programas de pós-graduação de natureza interdisciplinar, Viggiani, Calabró e Souza analisam programas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Ensino, e revelam as diferenças encontradas, por meio da produção de orientadores que atuam em mais de um programa.

Ao considerar a avaliação da produção acadêmica em cursos de pós-graduação como um dos critérios importantes para o desenvolvimento de políticas de fomento pelo Ministério da Educação, Reis, Constant e Soares de Mello, da Universidade Federal Fluminense, aplicam modelo DEA e índice h, específicos para efetivar o estudo, propondo uma nova metodologia para esta avaliação.

Passando ao nível de pós-graduação lato sensu em instituição de ensino superior em Santa Catarina, Gambirage, Bohn, Hein, Silva e Domingues buscaram identificar quais os elementos que se associam à satisfação de estudantes dos cursos oferecidos, e que podem sinalizar, aos gestores, aprovação ou mudanças.

No nível médio de ensino, Feldhues abordou a literacia histórica como critério para orientar o ensino da matéria História e, por conseguinte, ser possivelmente integrado às questões formuladas para o ENEM, que avaliariam o possível desenvolvimento da consciência histórica dos participantes.

Da Zambézia, África, o próximo artigo, de Deixa, Diniz, Chicote e Finiasse procura avaliar as concepções de professores secundários sobre as Avaliações Provinciais de Matemática, circulando em diferentes contextos de ensino e regiões daquele país.

Na área de projetos sociais, Monteiro, Silva e Elliot aplicaram diretrizes voltadas a América Latina e Caribe para meta-avaliar um projeto desenvolvido em Portugal. Além de indicarem o mérito e impacto do projeto, ficou evidente a aplicabilidade, em contexto europeu, das diretrizes dirigidas a países latino americanos e caribenhos.

Na área da saúde, Silva utiliza dados da Pesquisa Nacional de Saúde, de 2013, voltando-se para avaliar fatores que afetaram a demanda e o acesso à saúde, por parte da população, tema relevante e sempre em pauta por tratar de política pública na referida área.

Hartmann Junior e Medeiros, na área da Psicologia Positiva, trazem como colaboração escalas utilizadas para a avaliação da resiliência, uma necessidade para obter-se resultados confiáveis que é atendida por bons instrumentos avaliativos.

 

Sumário

Estudos e Artigos

Eloisa Viggiani, Luciana Calabró, Diogo Onofre Gomes Souza
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387-407
Juliana de Castro Reis, Renata dos Santos Constant, João Carlos Correia Baptista Soares de Mello
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408-432
Cinara Gambirage, Ana Célia Bohn, Nelson Hein, Jaison Caetano da Silva, Maria José Carvalho de Souza Domingues
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433-463
Paulo Raphael Feldhues
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464-483
Geraldo Vernijo Deixa, Emidio Diniz, Rosalino Chicote, Joao Raimundo Finiasse
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484-502
Cláudia do Rêgo Monteiro, Letícia Ester Cruz da Silva, Ligia Gomes Elliot
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503-531
Jaqueline Damasceno Silva
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532-560
José Antônio Spencer Hartmann Junior, Antônio Gabriel Araújo Pimentel de Medeiros
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561-578