Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Meta: Avaliação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. Normas Gerais

  ISSN:2175-2753

A Revista Meta: Avaliação tem por finalidade publicar artigos relacionados à temática da Avaliação, dando ênfase especial às áreas da educação, saúde e sociedade, caracterizando, assim, sua natureza multidisciplinar.

Não serão aceitos artigos ou trabalhos que já tenham sido publicados em outras revistas brasileiras ou estrangeiras. Não serão também aceitos artigos apresentados em eventos acadêmicos e que estejam disponíveis integralmente na internet. Solicita-se ainda que não se apresente, simultaneamente, um texto encaminhado a esta Revista e a outro periódico.

A Meta: Avaliação recebe, para publicação, textos em português, espanhol e inglês e pede-se que os resumos estejam em três idiomas: português, inglês e espanhol.

A apreciação dos textos enviados se processa em dois momentos: primeiramente é feita a apreciação pelo Comitê Editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da Revista. A seguir, o texto é encaminhado a, pelo menos, dois especialistas, que devem se pronunciar por escrito, respondendo ao formulário utilizado para avaliação, no qual emitirão pareceres sobre a conveniência, ou não, de sua aceitação.

Dos pareceres emitidos, podem constar sugestões de alterações, acréscimos ou adaptações necessárias ao aprimoramento do texto examinado e que deverão ser efetuados segundo a concordância do autor, com vista à possível publicação.

Os autores deverão acompanhar o processo editorial por meio do site da revista. Nele é possível observar o andamento do processo avaliativo do artigo. Nesse processo, os nomes dos pareceristas e os nomes dos autores permanecerão às cegas (em sigilo), garantindo a imparcialidade no julgamento dos critérios de aceitação. Essa imparcialidade, uma das características básicas da Revista Meta: Avaliação, tem por propósito evitar conflito potencial de interesses.

 

Submissão de artigos

Os originais dos artigos devem ser enviados à revista por meio do Portal de Revistas da Fundação Cesgranrio, no endereço http://revistas.cesgranrio.org.br.

Para submeter um artigo, o autor deve se cadastrar no Portal de Revistas, preenchendo os campos obrigatórios marcados com ‘*’. Embora alguns campos como ORCID, Resumo, Palavras-chave, Resumo da biografia, Filiação Institucional e Currículo Lattes não apresentem o sinal de obrigatoriedade, são elementos necessários no processo de submissão e, portanto, se tornam obrigatórios.

O registro ORCID pode ser feito, gratuitamente, acessando a página http://orcid.org/.

Além do autor principal, o periódico permite até 3 coautores.

 

2. Direitos autorais

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Faculdade Cesgranrio.

Ao se enviar um artigo, será necessário autorizar sua publicação na Revista Meta: Avaliação mediante a marcação do item "Declaração de Direito Autoral". A não-marcação implicará no impedimento de envio de artigo, subentendendo-se a não-autorização. Solicita-se que o Autor tenha convicção ao fazer esta marcação, a fim de se evitar um posterior desacordo com a "Declaração de Direito Autoral".

Para artigos com mais de uma autoria deverá ser informada a ordem de apresentação dos autores.

A Revista não se responsabiliza pelos conceitos emitidos em matéria assinada a que dê publicação, nem se responsabiliza pelo conteúdo das ideias e artigos assinados. 

A Revista Meta: Avaliação adota a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional do tipo 'atribuição - uso não comercial', também conhecida por CC-BY-NC que estabelece a seguinte regra:

Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre sua obra, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção a você nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais. Porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença.

Disponível em: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

 

3. Preparação dos originais

3.1. Apresentação

Os originais devem ter o mínimo de 10 e o máximo de 30 páginas (incluindo as referências, os resumos e eventuais apêndices e anexos); o espaçamento entre linhas deverá ser de 1,5; o arquivo deverá ser do tipo .doc ou .docx (documento), criado a partir de um editor de texto (Microsoft Office Word, Wordperfect, PageMaker, Open Office, etc).

3.2. Estrutura do Trabalho

O texto deve ser precedido do título, seguido de um resumo, em português, que deve compreender todos os conceitos importantes do artigo e suas correlações, estabelecendo as conclusões principais. Esse resumo deverá conter, no máximo, 1.000 caracteres, incluindo os espaços e, e até cinco descritores (palavras-chave).

Abaixo do resumo em português deverão estar as traduções para os idiomas inglês e espanhol (título, resumo e palavras-chave).

3.2.1. Corpo do Texto 

O Corpo do Texto deverá utilizar a fonte Calibri em tamanho 12, com as seguintes configurações de parágrafo:

  •  Alinhamento: Justificado
  • Nível do tópico: Corpo do Texto
  • Recuo Esquerdo: 0 cm
  • Recuo Direito: 0 cm
  • Especial: Primeira Linha
  • Por: 0,75 cm
  • Espaçamento entre linhas: 1,5

 

3.2.2. Citação em Bloco

As citações em bloco deverão ser feitas utilizando:

Fonte: Calibri

Tamanho: 11

Recuo: 4 cm

Alinhamento: Justificado

Espaço entre linhas: Simples.

3.2.3. Nota de Rodapé

As notas, quando necessárias, devem figurar no rodapé da página, numeradas sequencialmente e deverão usar o tamanho de fonte nº 8. Além disso, o Parágrafo deverá se dar da seguinte forma:

  • Alinhamento: Justificado
  • Nível do tópico:  Corpo de texto
  • Esquerda: 0
  • Direita: 0
  • Especial: Deslocamento
  • Por: 0,75 cm
  • Antes: 1 pt
  • Depois: 6 pt
  • Espaçamento entre Linhas: Simples  

3.2.4. Referências

As referências bibliográficas deverão estar no final do artigo, sob o título de ‘Referências’ obedecendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT (NBR 6023/2002), em ordem alfabética (por sobrenome do autor e iniciais dos nomes; em alguns casos, entrada por entidade ou título), contendo, somente, o que foi citado no texto. As referências são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos.

Formatação de parágrafo

Espaçamento Antes: 0 pt

Espaçamento Depois: 12 pt

Espaçamento entre linhas: Simples

Alinhamento: à esquerda

 

Exemplos de referências:

COSTA JÚNIOR, P. J. Titulo: subtítulo. Local: Editora, data. (Série).

CRUZ, A. C.; PEROTA, M. L. L. R. Título. nº. da edição. Local: Editora, data.

COSTA JÚNIOR et al. (mais de três autores). Titulo. Local: Editora, data.

COSTA JÚNIOR, P. J. Título do capítulo: subtítulo. In: SOUZA, J. C. (Org.). Título do livro. Local: Editora, data. Páginas inicial-final (opcional).

BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Título. Local: Editora, data.

COSTA JÚNIOR, P. J. Titulo do artigo. Nome do periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial-final do artigo, mês/ano.

COSTA JÚNIOR, P. J. Título do trabalho: subtítulo. In: TITULO DO EVENTO, numeração (se houver), ano, local (cidade) de realização. Anais... (as reticências substituem as informações já contidas no título do evento) Local da publicação: Editora, data da publicação.

COSTA JÚNIOR, P. J. Título. Data da defesa. nº. de folhas/páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em...) - Nome da instituição, local, data.

BRASIL. Medida Provisória nº. ..., data completa. Ementa (se possível). Titulo da publicação, local, data. Dados complementares da publicação.

COSTA JÚNIOR, P. J. Título: subtítulo. [S.I.], 1999. Disponível em: <http://www.nome.br>. Acesso em: 9 ago. 2004.

 

4. Direito de Resposta

A política do direito de resposta encoraja comentários a artigos publicados na Revista Meta: Avaliação. Se o comentário é aceito para ser publicado, o editor deve informar o(a) autor(a) do artigo original. Caso o autor envie uma resposta ao comentário, o editor reservará um espaço específico da revista para os comentários e para a resposta. A resposta deve aparecer na mesma edição do comentário, ou na edição posterior.

 

5. Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade do texto em relação aos itens listados a seguir:

5.1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação em outra revista, caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor";

5.2. Os arquivos para submissão deverão estar no formato "doc" (documento);

5.3. Certifique-se de que as URLs- Uniform Resource Locator (numa tradução livre – é o endereço de página da internet) informadas são válidas.

5.4. O texto está com espaço entre linhas de 1,5; usa uma fonte Calibri ou Arial tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado nas palavras que estão em um idioma diferente do português (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto e não no final do documento, como anexos; o título está usando fonte tamanho 14; e as citações em bloco estão utilizando fonte 11, espaçamento entre linhas simples e recuo de 4cm.

5.6. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do corpo do texto do arquivo garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista

 

6. Critérios de Avaliação de Artigo

Conheça os critérios de avaliação utilizados por nossos avaliadores:

6.1. Profundidade da temática abordada.

6.2. Aplicação e operacionalização das propostas descritas no texto

6.3. Adequação dos métodos de investigação às propostas descritas na pesquisa

6.4. Solidez científica das propostas utilizadas no processo de investigação

6.5. Adequação da fundamentação teórica

6.6. Relevância do referencial teórico para o desenvolvimento da pesquisa

6.7. Originalidade

6.8. Adequação com relação à estruturação do raciocínio

6.9. Adequação com relação à fluência de idéias

6.10. Título é suficientemente esclarecedor?

6.11. Sumário descreve com clareza a totalidade do artigo?

6.12. A introdução oferece ao leitor um enquadramento adequado: natureza do problema, essência do estado da arte, objetivos do artigo e sua relevância para o progresso desse estado da arte?

6.13. A literatura citada e o embasamento teórico sobre o tópico são adequadamente apresentados e sumarizados?

6.14. Os resultados são claros?

6.15. O estudo permite conclusões?

 

7. Política contra plágio

A Revista Meta: Avaliação reserva-se ao direito de, antes de submeter o artigo à avaliação por pares, fazer um escaneamento do texto por meio de softwares, onde são verificadas a possibilidade de existências de plágio.

7.1. Fica reservado à revista, o direito de não aceitar para avaliação, artigos com um nível alto de autoplágio.

7.2. É dever dos autores garantir a originalidade do manuscrito, bem como, em caso de utilização de partes de outros artigos, fazer as devidas citações.

7.3. A Revista Meta: Avaliação condena o plágio, nas suas mais diversas formas, e interpelará os autores, sempre que o percentual de similaridade com outros textos atingir níveis elevados.

7.4. Em caso de confirmação de plágio, a Meta: Avaliação não aceitará o texto em análise e não aceitará mais trabalhos das pessoas envolvidas.

 

8.   Avaliação do artigo

Os artigos enviados são avaliados no sistema duplo-cego, em que dois pareceristas, membros dos Conselhos ou colaboradores ad hoc, de instituições distintas, analisam a relevância da contribuição para o conhecimento existente na área.

8.1. Havendo disparidade nos pareceres a revista escolherá um terceiro avaliador, especialista no tema, para desempatar a avaliação do artigo.

8.2. Os artigos serão enviados aos pareceristas, após cumpridas as exigências descritas acima, através do portal de revistas da Fundação Cesgranrio/Meta: Avaliação, sem a identificação do autor. Da mesma forma, não é revelado aos autores a identificação dos pareceristas.

 

9. Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais dos artigos ficam reservados à Fundacão Cesgranrio, condicionando-se à sua reprodução parcial ou integral à autorização expressa. Ao enviar um artigo será necessário autorizar sua publicação na Revista Meta: Avaliação atraves da marcação da caixa de texto do item "Declaração de Direito Autoral". A não-marcação do mesmo implicará no impedimento de envio de artigo subentendendo a não-autorização. Sobretudo, pede-se que se tenha certeza ao marcar este item a fim de evitar um posterior desacordo com a "Declaração de Direito Autoral". Para artigos com mais de uma autoria devera ser informada a ordem de apresentação dos autores. A Revista nao se responsabiliza pelos conceitos emitidos em materia assinada a que de publicação. Apos análise e apreciação do artigo, caso o mesmo nao seja aceito para publicação, a revista não se sente obrigada a devolver originais enviados para apresentação, nem se responsabiliza pelo conteúdo das ideias e artigos assinados.

A Revista Meta: Avaliação adota a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional do tipo 'atribuição - uso não comercial', também conhecida por CC-BY-NC que estabelece a seguinte regra:

Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre sua obra, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção a você nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais. Porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença.

Disponível em: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

Custos de Publicação: Nao haverá custos de publicação.


 

Política de Privacidade

Os nomes e enderecos informados nesta revista serao usados exclusivamente para os servicos prestados por esta publicacao, nao sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.