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Diretrizes para Autores

1. Normas Gerais

  ISSN:2175-2753

 

Meta: Avaliação é uma publicação trimestral do Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio. Dedicada à divulgação da prática e da teoria da avaliação no Brasil e no mundo, a Revista focaliza publicar artigos resultantes de pesquisas científicas e reflexões teóricas relacionados à temática da Avaliação, dando ênfase especial às áreas da educação, saúde e sociedade, caracterizando, assim, sua natureza multidisciplinar.

 

O periódico dedica-se a publicar pesquisas, estudos, artigos, resenhas de livros, teses e dissertações, relacionados ao campo da avaliação. Podem ser submetidos, por exemplo, artigos sobre Avaliação de Projetos; Técnicas de Análise e Avaliação Urbana e Regional; Treinamento e Avaliação; Planejamento e Avaliação Educacional, esta incluindo avaliação de Política Educacional, Planejamento Educacional, Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

 

Recebe trabalhos em português, espanhol e inglês, por meio do sistema de submissão on-line, sem cobrança de taxa aos autores.

 

Não serão aceitos artigos apresentados em eventos acadêmicos e que estejam disponíveis integralmente na internet. Solicita-se ainda que não se apresente, simultaneamente, um texto encaminhado a esta Revista e a outro periódico.

 

O conteúdo do artigo será de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

 

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo, sem que seja possível prever a data de sua publicação. Será possível acompanhar o processo editorial por meio do site da Revista.

 

2. Submissão de artigos

Os originais dos artigos devem ser enviados à revista por meio do Portal de Revistas da Fundação Cesgranrio, no endereço http://revistas.cesgranrio.org.br.

A contribuição deve ser original e inédita e não estar sendo avaliada para publicação em outra revista.

 

Para submeter um artigo, o autor deve se cadastrar no Portal de Revistas, preenchendo os campos obrigatórios marcados com ‘*’. Embora alguns campos como ORCID, Resumo, Palavras-chave, Resumo da biografia, Filiação Institucional e Currículo Lattes não apresentem o sinal de obrigatoriedade, são elementos necessários no processo de submissão e, portanto, se tornam obrigatórios.

 

Todos os autores devem ser identificados nos metadados da submissão. Não será aceita a inclusão de autores após a aprovação do artigo.

 

O registro ORCID pode ser feito, gratuitamente, acessando a página http://orcid.org/.

 

Além do autor principal, o periódico permite até 3 coautores. Será respeitado o intervalo de duas edições para a publicação de artigos de um mesmo autor.

 

Nome do autor

A identificação do(s) autor(es) e a filiação institucional devem ser preenchidas nos metadados da submissão do artigo. Não devem constar no arquivo submetido que será enviado para a avaliação por pares.

 

Título e subtítulos

Fonte Arial, tamanho 14

 

 

Resumo

O texto deve compreender o tema geral, o objetivo do estudo, a metodologia utilizada, os principais resultados e as conclusões. Este resumo deverá conter, no máximo, 11 linhas e até cinco descritores (palavras-chave).     Abaixo do resumo em português deverão estar as traduções para os idiomas inglês e espanhol (título, resumo e palavras-chave).  

                                              

Palavras-chave

Utilize até 05 (cinco) descritores, separando-os por pontos

 

Tabelas, gráficos, quadros e figuras

Tabelas, gráficos e quadros não serão aceitos como imagens, somente as figuras. Devem ser numerados, com títulos (posicionados acima) padronizados quanto ao formato e termos utilizados. Abaixo destes, deve, obrigatoriamente, ser indicada a fonte dos dados (remetida às referências bibliográficas), com autoria e ano, inclusive se for de elaboração própria dos autores. Autor, 2020.

 

Notas de rodapé

As notas de rodapé devem ser evitadas e utilizadas apenas quando for estritamente necessário.

 

Siglas e abreviaturas

As siglas devem ser desdobradas quando mencionadas à primeira vez no artigo e evitadas no resumo. Ex.: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).

 

Citação no texto

NBR 10520:2002

Citação direta: Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

Citação indireta: Texto baseado na obra do autor consultado.

As citações diretas curtas são integradas ao texto, entre aspas, seguidas de parênteses com sobrenome do autor, em caixa alta, e ano da publicação. Citações diretas de três ou mais linhas devem ser destacadas no texto com recuo de 4,0 cm em corpo 11, com a indicação: (AUTOR, ano, p.). As citações indiretas são incorporadas ao texto. Ex.: Segundo Elliot (2011).

 

Espaço entre linhas

Espaçamento de 1,5 entre as linhas.

Sem espaço (anterior ou posterior) entre os parágrafos.

 

Margens

2,5 cm da margem superior, 2,5 cm da margem inferior, 3 cm da margem esquerda, 3 cm da margem direita.

 

Tamanho da fonte

12

 

Tipo de letra

Arial

 

Tamanho da folha

A4

 

Tamanho do texto

Deverá ter, no máximo, 8.000 palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave (em português, inglês e espanhol), referências bibliográficas, ilustrações, gráficos, tabelas e mapas.

 

Formato de arquivo

O arquivo deverá ser do tipo .doc ou .docx (documento), criado a partir de um editor de texto (Microsoft Office Word, Wordperfect, PageMaker, Open Office, etc

 

Referências

As referências, restritas apenas às obras citadas no texto, devem vir ao final deste e se pautarem pelas normas da ABNT (NBR 6023, 2018), apresentando o título das obras em itálico. Obedecem à ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor e, quando possível, fazer constar por extenso o prenome dos autores. Nas referências de até três autores, todos são citados, separados por ponto e vírgula. Quando ultrapassar três autores, citar somente o primeiro, seguido da expressão et al. (sem itálico).

 

Exemplos

 

SCRIVEN, M. Avaliação: um guia de conceitos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

 

WORTHEN, B. R.; SANDERS, J. R.; FITZPATRICK, J. L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.

 

YARBROUGH, D. B.; SHULHA, L. M.; HOPSON, R. K.; CARUTHERS, F. A. The program evaluation standards: a guide for evaluators and evaluation users. 3rd. ed. California: Sage, 2011.

 

YARBROUGH, D. B. et al. The program evaluation standards: a guide for evaluators and evaluation users. 3rd. ed. California: Sage, 2011.

 

ORLANDO FILHO, O. Gestão escolar e avaliação: um modelo da avaliação externa da gestão das escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Virgínio Isidoro Martins de Sá. 2014. 538 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Universidade do Minho, Portugal, 2014. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/35855/1/Ovidio%20Orlando%20Filho.pdf. Acesso em: 26 nov. 2019.

 

LEITE, L. S. Lista de verificação. In: ELLIOT, L. G. (org.). Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak, 2012. p. 101-147.

 

SANTOS, A. L. R. dos. Avaliação do curso técnico em logística no programa dupla escola: o ensino médio básico integrado à formação profissional. Orientadora: Lúcia Regina Goulart Vilarinho. 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) – Faculdade Cesgranrio, Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://mestrado.cesgranrio.org.br/pdf/dissertacoes2019/28%20marco%20de%202019_Dissertacao%20Andre%20Luis%20T2017.pdf. Acesso em: 26 nov. 2019.

 

SOUSA, T. C. M.; BARCELLOS, C.; OLIVEIRA, A. F.; SCHRAMM, J.; GARBAYO, L. The environmental burden of diarrhea in young children attributable to indequate sanitation in Brazil. Jornal of Water Sanitation and Hygiene for Develipment, Texas, v. 4, n. 3, p. 509-520, 2014. DOI: https://doi.org/10.2166/washdev.2014.129. Disponível em: http://washdev.iwaponline.com/content/4/3/509. Acesso em: 29 jul. 2016.

 

ESTEVES, A. L. A.; RÊGO, R. M.; ELLIOT, L. G. Maria da lei, Maria da pena: meta-avaliação do estudo avaliando a efetividade da Lei Maria da Penha. In: REUNIÃO DE AVALIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS, 4., 2015, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2015. Disponível em: http://mestrado.cesgranrio.org.br/pdf/Anais_IV_Reuniao_de_Avalia%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 19 out. 2019.

 

CORTELLA, M. S. Meritocracia. São Paulo, 18 out. 2019. Instagram: @cortellaoficial. Disponível em: https://www.instagram.com/tv/B3wj_p2p4TF/?igshid=1j7jih2jp8cpp. Acesso em: 23 out. 2019. 

 

CASA DE OSWALDO CRUZ. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2019. Disponível em: http://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/. Acesso em: 22 nov. 2019.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro: Unirio, 2019. Disponível em: http://www.unirio.br/. Acesso em: 22 nov. 2019.

 

SETUBAL, N. Por um SUS na educação. [Entrevista cedida a] Eduardo Narini. Revista e Educação, São Paulo, Edição 261, 25 set. 2019. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2019/09/25/por-um-sus-da-educacao/. Acesso em: 23 out. 2019.

 

ENSAIO: avaliação e políticas públicas em educação. IX colóquio 04/04/19: Fundação Cesgranrio: Revista Ensaio convida: “educação no Brasil: do tardio projeto de diretrizes e bases da educação nacional no século XX às contradições e esperanças nesse século”. Rio de Janeiro, 20 mar. 2019. Twiteer: @revista_ensaio. Disponível em: https://twitter.com/revista_ensaio/status/1108384073305722880?s=19. Acesso em: 22 out. 2019.

 

 3. Direitos autorais

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Faculdade Cesgranrio.

 

Ao se enviar um artigo, será necessário autorizar sua publicação na Revista Meta: Avaliação mediante a marcação do item "Declaração de Direito Autoral". A não-marcação implicará no impedimento de envio de artigo, subentendendo-se a não-autorização. Solicita-se que o Autor tenha convicção ao fazer esta marcação, a fim de se evitar um posterior desacordo com a "Declaração de Direito Autoral".

Para artigos com mais de uma autoria deverá ser informada a ordem de apresentação dos autores.

 

A Revista não se responsabiliza pelos conceitos emitidos em matéria assinada a que dê publicação, nem se responsabiliza pelo conteúdo das ideias e artigos assinados. 


A Revista Meta: Avaliação adota a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional do tipo 'atribuição - uso não comercial', também conhecida por CC-BY-NC que estabelece a seguinte regra:

 

Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre sua obra, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção a você nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais. Porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença.

Disponível em: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

 

4. Política contra plágio

A Revista Meta: Avaliação reserva-se ao direito de, antes de submeter o artigo à avaliação por pares, fazer um escaneamento do texto por meio de softwares, onde são verificadas a possibilidade de existências de plágio.

 

4.1. Fica reservado à revista, o direito de não aceitar para avaliação, artigos com um nível alto de autoplágio.

 

4.2. É dever dos autores garantir a originalidade do manuscrito, bem como, em caso de utilização de partes de outros artigos, fazer as devidas citações.

 

4.3. A Revista Meta: Avaliação condena o plágio, nas suas mais diversas formas, e interpelará os autores, sempre que o percentual de similaridade com outros textos atingir níveis elevados.

 

4.4. Em caso de confirmação de plágio, a Meta: Avaliação não aceitará o texto em análise e não aceitará mais trabalhos das pessoas envolvidas.

 

5.   Avaliação do artigo

Os artigos enviados são avaliados no sistema duplo-cego, em que dois pareceristas, membros dos Conselhos ou colaboradores ad hoc, de instituições distintas, analisam a relevância da contribuição para o conhecimento existente na área.

 

5.1. Havendo disparidade nos pareceres a revista escolherá um terceiro avaliador, especialista no tema, para desempatar a avaliação do artigo.

 

5.2. Os artigos serão enviados aos pareceristas, após cumpridas as exigências descritas acima, através do portal de revistas da Fundação Cesgranrio/Meta: Avaliação, sem a identificação do autor. Da mesma forma, não é revelado aos autores a identificação dos pareceristas.

 

6. Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades

 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais dos artigos ficam reservados à Fundacão Cesgranrio, condicionando-se à sua reprodução parcial ou integral à autorização expressa. Ao enviar um artigo será necessário autorizar sua publicação na Revista Meta: Avaliação atraves da marcação da caixa de texto do item "Declaração de Direito Autoral". A não-marcação do mesmo implicará no impedimento de envio de artigo subentendendo a não-autorização. Sobretudo, pede-se que se tenha certeza ao marcar este item a fim de evitar um posterior desacordo com a "Declaração de Direito Autoral". Para artigos com mais de uma autoria devera ser informada a ordem de apresentação dos autores. A Revista nao se responsabiliza pelos conceitos emitidos em materia assinada a que de publicação. Apos análise e apreciação do artigo, caso o mesmo nao seja aceito para publicação, a revista não se sente obrigada a devolver originais enviados para apresentação, nem se responsabiliza pelo conteúdo das ideias e artigos assinados.

A Revista Meta: Avaliação adota a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional do tipo 'atribuição - uso não comercial', também conhecida por CC-BY-NC que estabelece a seguinte regra:

Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre sua obra, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção a você nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais. Porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença.

Disponível em: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

Custos de Publicação: Nao haverá custos de publicação.


 

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