Percurso Teorico-metodologico do Processo de Autoavaliação de um Curso de Formação Profissional

Zenilde Durli, Aline Battisti Archer, Diego Eller Gomes, Roberto Moraes Cruz

Resumo


O objetivo deste relato de experiencia e descrever o percurso teorico-metodologico do processo de autoavaliação do curso de Prevencao dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Liderancas Comunitarias, 6a edicao, oferecido na modalidade de educação a distância. A finalidade desse processo foi produzir conhecimento acerca dos eixos "planejamento", "execução", "gestao" e "resultados" do Curso.  Seu principal produto foi um relatorio composto pela descricao dos resultados de cada dimensao de analise e por proposicoes de aperfeicoamento do Curso.


Texto completo:

PDF

Referências


AFONSO, A. J. Avaliao educacional: regulao e emancipao. 4. ed. So Paulo: Cortez, 2009.

ALLY, M. Foundations of educational theory for online learning. In: ANDERSON, T.; ELLOUMI, F. Theory and practice of online learning. Athabasca: Creative Commons, 2004, p.3-31.

ARETIO, L. G. Para uma definio de educao a distncia. Tecnologia Educacional, v. 16, n. 78/79, 1987.

BELLONI, M. L. Educao a distncia e mdia-educao na formao profissional, 2011. Disponvel em:

_Belloni.pdf.> Acesso em: 13.12.2014.

BELLONI, M. L. Educao a distncia e mdia-educao na formao profissional. Revista eletrnica de jornalismo cientfico, 2012.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigao Qualitativa em Educao uma introduo teoria e aos mtodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas. Guia do cursista. 6. ed. Braslia: SENAD-MJ; NUTE-UFSC, 2014a

DURLI et al. Projeto de autoavaliao da execuo do Curso Preveno dos Problemas Relacionados ao uso de Drogas - capacitao para conselheiros e lideranas comunitrias (6a. e 7a. edies). UFSCNUTE, 2014.

DIAS SOBRINHO, J. Universidade e Avaliao: entre a tica e o mercado, Florianpolis: Insular, 2002.

DIAS SOBRINHO, J. ; BALZAN, N. C. Avaliao Institucional, Teoria e Experincias. Editora Cortez, So Paulo, 2011.

MEDINA, M.G. et al. Relatrio de avaliao externa. Curso de preveno do uso de drogas Capacitao para Conselheiros e lideranas Comunitrias. 5a ed. Salvador, BA: UFBA, 2014.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Distance education: A systems view of online learning. Cengage Learning, 2011.

RUMBLE, G. The management of distance learning systems. Paris: UNESCO, 2002.

SACRISTAN, J. Gimeno; PREZ GMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

UFSC. Ncleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE). Parecer sobre as prximas edies do Curso de Preveno ao Uso de Drogas Capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias. Florianpolis: NUTE-UFSC, 2013.

SCHNEIDER, D. R.; FLACH, P. M. V. Caderno de orientaes para o projeto de interveno Curso Preveno dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas: Capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias. 1. ed. Braslia: SENAD-MJ;

NUTE-UFSC, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i28.1460



Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.