Estudo Exploratorio Sobre Eficiencia nas Escolas Municipais Paulistas: melhores práticas e desempenho no IDEB

Jonas Ferreira, Alexandre Pereira Salgado Junior, Juliana Chiaretti Novi, Irene Kazumi Miura, Debora Oliveira Diogo

Resumo


O objetivo foi identificar práticas pedagogicas e de gestao que possam ter contribuido para o desempenho dos alunos no Indice de Desenvolvimento da Educação Basica (Ideb) nas escolas municipais paulistas do Ensino Fundamental. Em termos metodologicos, para se estudar a eficiencia escolar, foram empregadas duas etapas. Na primeira, 1.298 escolas foram classificadas em eficientes ou ineficientes em relação aos dados utilizados na pesquisa, por meio da tecnica da Analise Envoltoria de Dados (DEA). Na segunda, foi realizada pesquisa de campo em dez dessas escolas. Assim, com base nos estudos de caso, na literatura e na analise de conteúdo, os resultados desta pesquisa mostram evidencias de 23 práticas pedagogicas e de gestao que podem ter contribuido para o desempenho dos alunos no Ideb. Espera-se, que essas práticas possam contribuir para o planejamento escolar, visando organizar acoes norteadoras que proporcionem melhorias e sentido pratico para os profissionais da educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v9i25.1240



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

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  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.