Meta-Avaliação da Avaliação do Programa Bolsa Familia em Favelas Cariocas

Marta Barboza Ribeiro, Conceicao Costa Leite Batalha, Glauco da Silva Aguiar

Resumo


Este artigo relata a meta-avaliação do estudo avaliativo realizado por Mourao, Ferreira e Jesus em 2001, do Programa Bolsa Familia em Favelas Cariocas da Regiao Metropolitana do Rio de Janeiro. O objetivo foi avaliar as etapas da pesquisa avaliativa. Para alcancar tal objetivo foram considerados os seguintes aspectos: os sujeitos, os objetivos, os criterios utilizados, a metodologia e os resultados obtidos. Para esta meta-avaliação, foram usados quatro dos Padroes de Avaliação do Joint Committee das categorias - utilidade, exequibilidade, adequação, precisao - cujas aplicacoes se destinam principalmente a programas, projetos e materiais educacionais. Os resultados identificaram impactos positivos do Programa, entre eles: o aumento do poder aquisitivo e do número de refeicoes diarias por parte dos beneficiados, a redução do deficit de leitos por residencia, melhor frequencia escolar, maior participação em cursos profissionalizantes, aumento das chances de uma melhor qualidade de vida e diminuicao da exclusao social. Como recomendação sugere-se que este estudo avaliativo tenha continuidade para que possa comprovar o impacto na vida dos beneficiarios no que se refere à qualidade da vida escolar.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v8i0.1065



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.