Exibir metadados

O olhar dos estudantes com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento sobre as bibliotecas da Universidade Federal do Rio de Janeiro


 
Dublin Core Metadados para o PKP Metadados do documento
 
1. Título Título do documento O olhar dos estudantes com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento sobre as bibliotecas da Universidade Federal do Rio de Janeiro
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Tatiana de Sousa Ribeiro; Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Ovidio Orlando Filho; Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio; Brasil
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento
 
3. Assunto Palavras-chave(s)
 
4. Descrição Resumo O presente estudo avaliativo tem como objetivo investigar as condições de acessibilidade das bibliotecas integrantes do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a perspectiva do seu corpo discente com deficiência ou Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Emprega a abordagem avaliativa centrada nos consumidores. Utiliza seis categorias de acessibilidade como critério de avaliação: quatro dimensões de acessibilidade concebidas por Sassaki (arquitetônica, comunicacional, instrumental e atitudinal) e duas dimensões de acessibilidade, no âmbito das bibliotecas, idealizadas por Nicoletti (à informação e ao mobiliário e equipamentos). Apresenta como instrumentos de coleta de dados um questionário aplicado aos estudantes com deficiência e a realização de entrevistas semiestruturadas com o alunado com deficiência e os bibliotecários. Conclui-se que as bibliotecas da UFRJ atendem parcialmente as dimensões de acessibilidade arquitetônica e ao mobiliário e equipamentos; e, não atendem às dimensões de acessibilidade comunicacional, instrumental, atitudinal e à informação.
 
5. Editora Editora, localização Fundação Cesgranrio
 
6. Contribuidor Patrocínio
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 24-01-2024
 
8. Tipo Situação & gênero Artigo Avaliado pelos Pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento PDF
 
10. Identificador Identificador de Recurso Uniforme (URI) https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/4780
 
10. Identificador Digital Object Identifier (DOI) http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4780
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V. N. ano Revista Meta: Avaliação; 2023: Edição Especial nº4 - Dissertações defendidas do Mestrado
 
12. Idioma Português=pt pt
 
13. Relacionamento Docs. Sups.
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.)
 
15. Direitos Direito autoral e permissões Direitos autorais 2024 Fundação Cesgranrio
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.