A Consolidação da Politica de Avaliação da Educação Basica no Brasil

Maria Helena Guimarães Castro

Resumo


O artigo apresenta um panorama geral sobre os sistemas de avaliação da educação basica no Brasil. Destaca o processo de institucionalização dos sistemas de avaliação, apos quinze anos de implantação de uma politica consistente, cada vez mais aprimorada e, mantendo continuidade, como Politica Pública. Examina o processo de implementação do SAEB, reestruturado a partir de 1995, e seus desdobramentos com a implantação da Prova Brasil e do IDEB. Ressalta o papel do ENEM, implantado em 1998, e aponta os desafios presentes na sua recente reformulação no âmbito do debate sobre o Ensino Medio Inovador. Por fim, descreve o processo de reorganização do Sistema Estadual de Avaliação de Rendimento da Educação de Sao Paulo/ SARESP e seu papel estrategico na Nova Agenda da Educação Paulista, com destaque para a criação do Indice de Desenvolvimento da Educação de Sao Paulo/ IDESP e a politica de bonificação por merito como reconhecimento do trabalho das equipes das escolas. 


Palavras-chave


avaliação em larga escala; indicadores de desempenho; sistemas de avaliação; qualidade do ensino e curriculo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v1i3.51



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras

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  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.