Avaliação Educacional: formas de uso na pratica pedagogica

Sirley Leite Freitas, Michele Gomes Noe da Costa, Flavine Assis de Miranda

Resumo


Neste artigo discute-se o tema avaliação abordando seus tipos, formas e usos. Apresenta conceitos relacionados à avaliação diagnostica, formativa e somativa, segundo os conceitos de autores como Bloom (1983) e Haydt (2008). Destaca a avaliação apresentando suas formas sob uma visao tradicional em que a avaliação e usada com finalidade ora classificatoria, ora punitiva e como controle social. Tambem apresenta a avaliação sob uma visao mediadora da aprendizagem sendo essa um processo continuo de ação-reflexão-ação em relação à pratica pedagogica. Ao final se propoem superar essa visao classificatoria e punitiva da avaliação, e vista como medida de valor para classificação do conhecimento e exclusao social.

Palavras-chave


Avaliação; Tipos; Formas;

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i16.217



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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