Uma Análise Contextualizada dos Resultados das Escolas Públicas Brasileiras

Joysi Moraes, Daniel Teixeira de Menezes, Bruno Francisco Batista Dias

Resumo


Este artigo apresenta uma analise contextualizada dos desempenhos das escolas públicas brasileiras. Este tipo de analise permite conhecer em que condicoes as escolas chegaram aos resultados obtidos. Foi utilizada a Analise Envoltoria de Dados que possibilita verificar como os recursos disponiveis nas escolas influenciam seus resultados. Constatou-se que, quando se considera o ponto de partida das escolas, unidades em contextos socioeconômicos mais vulneraveis podem apresentar eficiencia similar ou ate superior a unidades em contextos socioeconômicos mais favoraveis. No entanto, escolas em contextos socioeconômicos mais favoraveis apresentam maior homogeneidade de resultados. A quantidade de horas-aulas diarias e a variavel definidora da eficiencia das escolas. Porem, escolas em contextos socioeconômicos mais vulneraveis possuem a maior quantidade de professores sem a formação adequada para as disciplinas que lecionam e oferecem menor número de horas-aulas diarias aos educandos.


Texto completo:

PDF

Referências


ALHASSAN, R. K.; NKETIAH-AMPONSAH, E.; AKAZILI, J.; SPIEKER, N.; Arhinful, D. K.; RINKE, T. Efficiency of private and public primary health facilities accredited by the National Health Insurance Authority in Ghana. Cost Effectiveness and Resource Allocation, v. 13, n. 1, p. 23, 2015.

AHN, T.; CHARNES, A.; COOPER, W. Some statistical and DEA evaluations of relative efficiencies of public and private institutions of higher learning. Socio-Economic Planning Sciences, v. 22, n. 6, p. 259-269, 1988.

ALVES, M.T.G.; SOARES, J.F. Contexto escolar e indicadores educacionais: condicoes desiguais para a efetivacao de uma politica de avaliacao educacional. Educacao e pesquisa, Sao Paulo, v.39, n.1, p. 177-194, 2013.

ALVES, T.; SILVA, R.M. Estratificacao das oportunidades educacionais no Brasil: contextos e desafios para a oferta de ensino em condicoes de qualidade para todos. Educacao & Sociedade, Campinas, v.34, n.124, p. 851-879, 2013.

AVERCH, H. et al. How effective is schooling? A critical review and synthesis of research findings. Santa Monica, CA: RAND Corporation, 1972

BAKER, B.D. Does money matter in education? Albert Shanker Institute, 2016.

BARBOSA, M. L. PAUL, J-J. Qualidade docente e eficacia escolar. Revista de Sociologia da USP, Sao Paulo, v.20, n.1, p. 119-133, 2008.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J.C. A reproducao: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed. Petropolis: Vozes, 2012.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J.C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianopolis: Editora da UFSC, 2015.

BRASINGTON, David M.; HAURIN, Donald R. Parents, peers, or school inputs: Which components of school outcomes are capitalized into house value? Regional Science and Urban Economics, v. 39, n. 5, p. 523-529, 2009.

BRYK, A.S.; RAUDENBUSH, S.W. Toward a more appropriate conceptualization of research on school effects: A three-level hierarchical linear model. American Journal of Education, v.97, n.1, p. 65-108, 1988.

CAMARGO, J. O efeito do tamanho da turma sobre o desempenho escolar: uma avaliacao do impacto da enturmacao no ensino fundamental no Rio Grande do Sul. 67 folhas. Dissertacao (Mestrado em Economia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Programa de Pos-Graduacao em Economia, Porto Alegre, 2012.

CARD, D.; KRUEGER, A.B. School resources and student outcomes. The ANNALS of the American Academy of Political and Social Science, v. 559, n. 1, p. 39-53, 1998.

COLEMAN, J. S. et al. Equality of Educational Opportunity. Washington, Office of Education, U.S. Department of Health, Education and Welfare, 1966.

DEKE, J. A Study of the impact of public school spending on postsecondary educational attainment using statewide school district refinancing in Kansas. Economics of Education Review, v. 22, n. 3, p. 275-284, Jun. 2003.

EDMONDS, R.R. Some schools work and more can. Social policy, v.9, n. 5, p. 28-32, 1979.

FERRAO, M.E. et al. Politicas de nao-repetencia e a qualidade da educacao: evidencias obtidas a partir da modelagem dos dados da 4a serie do SAEB-99. Estudos em avaliacao educacional, Sao Paulo, n. 26, p. 47-74, 2002.

FIGLIO, D. Functional form and the estimated effects of school resources. Economics of education review, v. 18, n. 2, p. 241-252, 1999.

FIGLIO, D.; KENNY, L. Public sector performance measurement and stakeholder support. J. Public Econ. 93, p. 910, 10691077, 2009.

FIGLIO, D.; KENNY, L. Individual teacher incentives and student performance. J. Public Econ. 91, p. 901914, 2007.

HANUSHEK, E.A. The economics of schooling: Production and efficiency in public schools. Journal of economic literature, v. 24, n. 3, p. 1141-1177, 1986.

HANUSHEK, E.A. The impact of differential expenditures on school performance. Educational Researcher, v. 18, n. 4, p. 45-51, 1989.

HANUSHEK, E.A. Making Schools Work: Improving Performance and Controlling Costs. Washington, D.C.: The Brookings Institution, 1994.

HANUSHEK, E.A. The Economics of School Quality. German Economic Review, 6, no. 3 (August): 269-286. 2005.

HANUSHEK, E.A. Some US evidence on how the distribution of educational outcomes can be changed. In: WOESSMANN, Ludger; PETERSON, Paul E. Schools and the equal opportunity problem. Cambridge: The MIT Press, 2007.

HANUSHEK, E.A. Education quality and economic growth. In: Brendan Miniter. The 4 percent solution: Unleashing the economic growth America needs. New York: Crown Business, 2012.

HANUSHEK, E.A. Economic growth in developing countries: The role of human capital. Economics of Education Review, 37, 204212, 2013.

HANUSHEK, E.A. Education and the nations future. In: SHULTZ, George P. Blueprint for America. P. 89-108. Stanford, California: Hoover Institution Press Publication, 2016.

HANUSHEK, E.A.; RIVKIN, S.G; TAYLOR, L. Aggregation and the estimated effects of school resources. Review of Economics and Statistics, 78, n. 4, p. 611-627, 1996.

HANUSHEK, E.A.; WOESSMANN, L. The Role of Education Quality for Economic Growth (February 1). World Bank Policy Research Working Paper No. 4122., 2007.

HANUSHEK, E.A.; WOESSMANN, L. The economics of international differences in educational. NBER working paper series. April, 2010.

HANUSHEK, E.A.; WOESSMANN, L. Schooling, educational achievement, and the Latin American growth puzzle. Journal of Development Economics, v. 99, p.497512, 2012.

HAURIN, D. et al. The impact of school quality on real house prices: Interjurisdictional effects. Journal of Housing Economics, v. 5, n. 4, p. 351-368, 1996.

HEDGES, L.; LAINE, R.; GREENWALD, R. Does money matter? A meta-analysis of the effects of differential schools inputs on student outcomes. Educational Researcher, v. 23, n. 3, p. 5-14, 1994.

HEDGES, L.; LAINE, R.; GREENWALD, R. The effect of school resources on student achievement. Review of Educational Research, v. 66, p. 361-396, 1996a.

HEDGES, L.; LAINE, R.; GREENWALD, R. Interpreting research on school resources and student achievement: a rejoinder to Hanushek. Review of Educational Research, v. 66, p. 411-416, 1996b.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP). Nota Tecnica: INSE das escolas. 2014. Disponivel em: http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2011_2013/nivel_socioeconomico/nota_tecnica_indicador_nivel_socioeconomico.pdf . Acesso em: 04 de mar. 2018.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP). Nota Tecnica: Indicador de regularidade do docente da Educacao Basica. 2015. Disponivel em:http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2014/docente_regularidade_vinculo/nota_tecnica_indicador_regularidade_2015.pdf. Acesso em: 12 de maio de 2018.

JENCKS, C. et al. Inequality: A Reassessment of the Effects of Family and Schooling in America. New York: Basic Books, 1972.

KIM, H. Is there a crowding-out effect between school expenditure and mothers child care time? Economics of Education Review, v. 20, n. 1, p. 71-80, 2001.

KLITGAARD, R.E.; HALL, G.R. Are there unusually effective schools? Journal of Human Resources, p. 90-106, 1975.

LAVY, V. Do Differences in Schools Instruction Time Explain International Achievement Gaps? Evidence from Developed and Developing Countries. NBER Working Paper No. 16227, 2010. Disponivel em < http://www.nber.org/papers/w16227 >.

LEE, V. Utilizacao e modelos hierarquicos lineares para estudar contextos sociais. In: BROOKE, N.; SOARES, J.F. (Ed.). Pesquisa em eficacia escolar: origem e trajetorias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

MACHADO, D.C.i; GONZAGA, G. O impacto dos fatores familiares sobre a defasagem idade-serie de criancas no Brasil. Revista Brasileira de Economia, v. 61, n. 4, p. 449-476, 2007.

MADAUS, G. et al. The sensitivity of measures of school effectiveness. Harvard Educational Review, v. 49, n. 2, p. 207-230, 1979.

MEC. Planejando a Proxima Decada. Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educacao. 2014. Disponivel em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf . Acesso em: 18 mar. 2017.

OLIVEIRA, E.L.; GIVISIEZ, G.H.N. Defasagem idade-serie no brasil: uma aplicacao do modelo de analise de sobrevivencia. XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Anais do XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, Sao Paulo, 2016.

OLIVEIRA, J.M. Custo-efetividade de politicas de reducao do tamanho da classe e ampliacao da jornada escolar: uma aplicacao de estimadores de matching. Rio de Janeiro: BNDES, 2010.

PENA, A.C. Escala de Lideranca Escolar. Tese (Doutorado em Educacao). Faculdade de Educacao. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.

PLOWDEN Report. Central Advisory Council for Education. Children and their primary schools. London: HMSO, 1967.

PONTILI, R.M.; KASSOUF, A.L. Fatores que afetam a frequencia e o atraso escolar, nos meios urbano e rural, de Sao Paulo e Pernambuco. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 45, n. 1, p. 27-47, 2007.

PORTELA, M.; CAMANHO, A.; AZEVEDO, J. Analise do valor acrescentado de escolas portuguesas. Revista Portuguesa de Investigacao Educacional, n. 5, p. 129-163, 2006.

RIBEIRO, D. CIEPS: o fazimento principal de Darcy. In: FUNDACAO DARCY RIBEIRO. Caderno 1 - fazimentos: Darcy e Oscar. Rio de Janeiro: Fundacao Darcy Ribeiro, 2002.

RIBEIRO, R.; CACCIAMALI, M.C. Defasagem idade-serie a partir de distintas perspectivas teoricas. Revista de Economia Politica, Sao Paulo, v.32, n.3, p. 497-512, 2012.

RONCA, A.C.C. Avaliacao da educacao basica-Seus limites e possibilidades. Retratos da Escola, v. 7, n. 12, p. 77-86, 2013.

RUEDIGER, M. A. (Coord.) O relatorio Educacao em alvo: os efeitos da violencia armada nas salas de aula. Rio de Janeiro: FGV, DAPP, 2017. Disponivel em http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/18670 .

RUTTER, M. School effects on pupil progress: Research findings and policy implications. Child development, p. 1-29, 1983.

SOARES, S.; SATIRO, N. O impacto da infraestrutura escolar na taxa de distorcao idade-serie das escolas brasileiras de ensino fundamental 1998 a 2005. Rio de Janeiro: IPEA, 2008.

SOARES, J.F.; CANDIAN, J.F. O efeito da escola basica brasileira: as evidencias do PISA e do SAEB. Revista Contempornea de Educacao, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, 2011.

SOARES, Jose F. e ALVES, Maria Tereza G. Escolas de ensino fundamental-Contextualizacao dos resultados. Retratos da Escola, Brasilia, v.7, n.12, p. 145-158, 2013.

TRAVITZKI, R.; CASSIO, F.L. Tamanho das classes na rede estadual paulista: a gestao da rede pblica margem das desigualdades educacionais. Educacao Tematica Digital, v.19, n. Especial, Campinas, p. 159, 2017.

WMANN, L. Schooling resources, educational institutions and student performance: the international evidence. Oxford bulletin of economics and statistics, v. 65, n. 2, p. 117-170, 2003.

WMANN, L. Schooling resources, educational institutions, and student performance: the international evidence. Kiel Institute of World Economics, 2000.

WMANN, L. Why students in some countries do better. Education Next, v. 1, n. 2, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v11i31.1797



Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.