Uma Análise Contextualizada dos Resultados das Escolas Públicas Brasileiras

Joysi Moraes, Daniel Teixeira de Menezes, Bruno Francisco Batista Dias

Resumo


Este artigo apresenta uma analise contextualizada dos desempenhos das escolas públicas brasileiras. Este tipo de analise permite conhecer em que condicoes as escolas chegaram aos resultados obtidos. Foi utilizada a Analise Envoltoria de Dados que possibilita verificar como os recursos disponiveis nas escolas influenciam seus resultados. Constatou-se que, quando se considera o ponto de partida das escolas, unidades em contextos socioeconômicos mais vulneraveis podem apresentar eficiencia similar ou ate superior a unidades em contextos socioeconômicos mais favoraveis. No entanto, escolas em contextos socioeconômicos mais favoraveis apresentam maior homogeneidade de resultados. A quantidade de horas-aulas diarias e a variavel definidora da eficiencia das escolas. Porem, escolas em contextos socioeconômicos mais vulneraveis possuem a maior quantidade de professores sem a formação adequada para as disciplinas que lecionam e oferecem menor número de horas-aulas diarias aos educandos.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v11i31.1797



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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