Mineração de dados das fichas da Avaliação Quadrienal da Capes dos Programas da area Interdisciplinar: Engenharia, Tecnologia e Gestao

Mariana Abreu Gualhano, Sergio Augusto Faria Salles, Henrique Rego Monteiro da Hora

Resumo


A avaliação de um programa de pos-graduação e realizada atraves de etapas, que sao destinadas a averiguação de criterios especificos. Esse artigo tem como objetivo utilizar tecnicas de mineração de dados para extrair conhecimento da avaliação quadrienal 2013-2016 e identificar os principais criterios na avaliação dos programas. Para isso, foram coletados dados de avaliações do SUCUPIRA e realizado o tratamento dessas informações, utilizando o software Weka e o metodo de classificação J48. Buscou-se diagnosticar tres desfechos: nota final, evolução da nota e situação do programa. De acordo com as arvores geradas pelo metodo proposto, foi possivel identificar que o criterio Produção Intelectual obteve maior preeminencia dentre os itens avaliados. Os resultados foram considerados satisfatorios, pois permitiram realizar a classificação dos programas quanto ao desempenho nos itens de avaliação da CAPES, e a identificação dos criterios de avaliação com maior impacto nos desfechos analisados.


Texto completo:

PDF

Referências


BAKER, R.; ISOTANI, S.; CARVALHO, A. Minerao de Dados Educacionais: Oportunidades para o Brasil. Brazilian Journal of Computers in Education, v. 19, n. 02, p. 03, 24 ago. 2011.

CAPES. Documento de rea: Interdisciplinar. Braslia: Coordenao de aperfeioamento de pessoal de nvel superior, 2016. Disponvel em: . Acesso em: 2 jan. 2018.

CAPES. Relatrio de avaliao: Interdisciplinar. Braslia: Coordenao de aperfeioamento de pessoal de nvel superior, 2017a. Disponvel em: . Acesso em: 2 jan. 2018.

CAPES. Regulamento para a avaliao quadrienal 2017 (2013-2016). Braslia: Coordenao de aperfeioamento de pessoal de nvel superior, 2017b. Disponvel em: . Acesso em: 2 jan. 2017.

CAPES. Sobre a Avaliao. Institucional. Disponvel em: . Acesso em: 3 jan. 2018c.

CAPES. APCN Apresentao de propostas para cursos novos: Manual do Usurio. Braslia: Coordenao de aperfeioamento de pessoal de nvel superior, 2017d. Disponvel em: .

CARVALHO, L. A. V. Datamining: a minerao de dados no marketing. Rio de Janeiro: Cincia Moderna, 2005.

DIAS, M. M. Parmetros na escolha de tcnicas e ferramentas de minerao de dados. Acta Scientiarum. Technology, v. 24, n. 0, p. 17151725, 22 abr. 2008.

EIBE FRANK; HALL, M.; WITTEN, I. H. Weka-a machine learning workbench for data mining. In: FRANK, E. et al. (Eds.). . Data Mining: Practical Machine Learning Tools and Techniques. EUA: Morgan Kaufmann, 2016. p. 12691277.

FONSECA, S. O. DA et al. Minerao em bases de dados do INEP: uma anlise exploratria para nortear melhorias no sistema educacional brasileiro. Educao em Revista, v. 32, n. 1, p. 133157, mar. 2016.

FRANK, E. et al. Weka 3: Data Mining Software in Java. New Zeland: University of Waikato, 2016.

GIULIANI, A. A. et al. Proposio de diretrizes estratgicas para elevar o conceito da ps-graduao: estudo de caso do PPGGEO. Revista Brasileira de Ps-Graduao, v. 13, n. 30, 22 dez. 2016.

LIEVORE, C.; PICININ, C. T.; PILATTI, L. A. As reas do conhecimento na ps-graduao stricto sensu brasileira: crescimento longitudinal entre 1995 e 2014. Revista Ensaio: Avaliao e Polticas Pblicas em Educao, v. 25, n. 94, p. 207237, 20 fev. 2017.

MEC. Capes aperfeioa critrios para avaliao trienal. Disponvel em: . Acesso em: 3 jan. 2018.

MIRANDA, C. M. G. DE; ALMEIDA, A. T. DE. Avaliao de ps-graduao com mtodo ELECTRE TRI: o caso de engenharias III da capes. Produo, v. 13, n. 3, p. 101112, 2003.

NEPOMUCENO, L. D. DE O.; COSTA, H. G. Analyzing perceptions about the influence of a master course over the professional skills of its alumni: a multicriteria approach. Pesquisa Operacional, v. 35, n. 1, p. 187211, abr. 2015.

OLIVEIRA, M. R.; ALMEIDA, J. Programas de ps-graduao interdisciplinares: contexto, contradies e limites do processo de avaliao Capes. Revista Brasileira de Ps-Graduao, v. 8, n. 15, 31 mar. 2011.

PHILIPPI JR., A. et al. Diretrizes, critrio e processo de avaliao da ps-graduao interdisciplinar. In: PHILIPPI JR., A.; SILVA NETO, A. J. (Eds.). . Interdisciplinaridade em Cincia, Tecnologia & Inovao. Braslia: CAPES, 2011. p. 918960.

RODACKI, A. L. F. Qualis: implicaes para a avaliao de programas de ps-graduao das diferentes reas do conhecimento - uma anlise preliminar. Revista Brasileira de Ps-Graduao, v. 13, n. 30, 22 dez. 2016.

RODRIGUES, W. Anlise envoltria de dados para avaliao da eficincia da ps-graduao na Amaznia Legal brasileira. Revista Brasileira de Ps-Graduao, v. 14, n. 0, 30 ago. 2017.

ROIGER, R. J. Data mining: a tutorial-based primer. Second edition ed. Boca Raton London New York: CRC Press, Taylor & Francis Group, a Chapman & Hall book, 2017.

SOMA, N. Y.; ALVES, A. D.; YANASSE, H. H. O Qualis Peridicos e sua utilizao nas avaliaes. Revista Brasileira de Ps-Graduao, v. 13, n. 30, 22 dez. 2016.

VASCONCELOS, M. E. S. S.; HORA, H. R. M. DA; ERTHAL JNIOR, M. Produo cientfica dos programas de ps graduao: Avaliao da eficincia da rea Engenharias III. Revista Produo e Desenvolvimento, v. 2, n. 2, p. 1125, 31 ago. 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i29.1596



Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.