O que se “ensina” no Ensino Superior: avaliando conhecimentos, competencias, valores e atitudes

Diana Dias, Diana Soares, Claisy Marinho-Araújo, Leandro Silva Almeida

Resumo


A educação superior contemporânea contempla a promocao de valores civicos e eticos que visam a transformação da sociedade. Esta missao implica nao so veicular competencias tecnico-cientificas como promover competencias transversais, fundamentais nos varios dominios de atuação profissional. Cada vez mais, a tendencia para a conjugação de conhecimentos e competencias, a par de valores e atitudes sociais, civicas e eticas se concretiza nos curricula e nas práticas pedagogicas. Numa analise qualitativa, este estudo explora os perfis de competencias apresentados pelas Instituicoes de Educação Superior em Portugal. Os resultados destacam a primazia dos conhecimentos e competencias tecnico-cientificas. O desenvolvimento cognitivo do estudante continua a ser mais valorizado, pese embora a tendencia, ainda que tenue, de uma crescente valorização das atitudes e dos valores civicos enquanto produto de um Ensino Superior de qualidade.

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Referências


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ADAM, S. Using learning outcomes; A consideration of the nature, role, application and implications for European education of employing learning outcomes at the local, national and international levels. United Kingdom Bologna Seminar, 1-2 July 2004, Heriot-Watt University (Edinburgh Conference Centre), n. July, p. 30, 2004.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i29.1592



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