O que se “ensina” no Ensino Superior: avaliando conhecimentos, competências, valores e atitudes

Diana Dias, Diana Soares, Claisy Marinho-Araújo, Leandro Silva Almeida

Resumo


A educação superior contemporânea contempla a promoção de valores cívicos e éticos que visam a transformação da sociedade. Esta missão implica não só veicular competências técnico-científicas como promover competências transversais, fundamentais nos vários domínios de atuação profissional. Cada vez mais, a tendência para a conjugação de conhecimentos e competências, a par de valores e atitudes sociais, cívicas e éticas se concretiza nos currícula e nas práticas pedagógicas. Numa análise qualitativa, este estudo explora os perfis de competências apresentados pelas Instituições de Educação Superior em Portugal. Os resultados destacam a primazia dos conhecimentos e competências técnico-científicas. O desenvolvimento cognitivo do estudante continua a ser mais valorizado, pese embora a tendência, ainda que ténue, de uma crescente valorização das atitudes e dos valores cívicos enquanto produto de um Ensino Superior de qualidade.

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Referências


AAMODT, P. O.; HOVDHAUGEN, E. Assessing Higher Education learning outcomes as a result of institutional and individual characteristicsOutcomes of Higher Education: Quality relevance and impact. Paris: 2008.

ADAM, S. Using learning outcomes; A consideration of the nature, role, application and implications for European education of employing “learning outcomes” at the local, national and international levels. United Kingdom Bologna Seminar, 1-2 July 2004, Heriot-Watt University (Edinburgh Conference Centre), n. July, p. 30, 2004.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i29.1592



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