Acoes Afirmativas na Universidade Pública: comparação entre o sistema de cotas e o sistema de bônus

Alberto de Mello e Souza

Resumo


Os mecanismos utilizados para a implantação de acoes afirmativas em universidades públicas sao os sistemas de bônus e de cotas. O intuito deste trabalho e o de cotejar essas duas modalidades, principalmente observando o comportamento das curvas que descrevem a demanda e a oferta de vagas em uma carreira, seja no sistema de bônus seja no sistema de cotas. O bônus, embora menos comum, possui atrativos pela sua flexibilidade e e utilizado pela USP – Universidade de Sao Paulo, na modalidade de bônus variavel; ja a UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas utiliza o bônus ou percentual fixo. O grupo focal, em ambos os casos, e constituido de candidatos que cursaram as tres series do ensino medio em escolas públicas e tem uma renda familiar per capita que nao excede o teto fixado. O sistema de cotas fixas, o número de vagas em cada carreira para os cotistas. Normalmente, sao dois os grupos focais no caso das cotas, definidos pela cor ou por terem cursado o ensino medio em escolas públicas. Uma conclusao importante e a flexibilidade do bônus, quando comparada com a rigidez no uso das cotas.

Palavras-chave


Acoes afirmativas; Grupo focal; Quotas e bônus; Analise comparada

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v4i12.153



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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