Reforço Escolar: avaliação do caderno de apoio pedagógico na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Ricardo Birenbaum, Thereza Penna Firme

Resumo


O propósito da presente dissertação foi o de avaliar o Caderno de Apoio Pedagógico do 9º ano de matemática - um recurso vinculado ao programa de reforço escolar da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Na qualidade de assessor nessa Secretaria, o autor percebeu grande inquietação por parte das equipes pedagógicas e dos professores em geral, com relação à aprendizagem dos alunos, na passagem do ensino fundamental para o médio, especialmente no que tange a matemática. Duas questões avaliativas nortearam o processo isto é, uma em relação ao mérito do Caderno, ou seja, sua qualidade interna e outra quanto à sua relevância, ou seja, sua contribuição para melhorar a aprendizagem dos alunos com baixo rendimento em matemática. Indicadores de mérito e relevância foram construídos a partir dessas questões. Participaram da avaliação, 27 professores de matemática do 9º ano, usuários do referido caderno de apoio pedagógico, os quais responderam aos itens de uma checklist, justificando suas respostas. Os resultados mostraram o mérito e a relevância do referido caderno, ressaltando, porém aspectos que precisam ser aperfeiçoados para assegurarem e ampliarem a efetividade de tal recurso num substancial e crescente rendimento escolar dos alunos, não só na disciplina de matemática como também na sua motivação e autoestima. Lições para a prática emergiram desta avaliação.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 de dez. 1996.

CRONBACH, Lee. Designing evaluations of educational and social programs. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 1982.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1999.

GADOTTI, Moacir. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1998.

GAMA, Maria Clara Sodré S. Educação de superdotados: teoria e prática. São Paulo: EPU, 2006.

GARDNER, Howard; HATCB, T. Multiple intelligences go to school: educational implications of the theory of Multiple Intelligences. Educational Researcher, London, v. 18, n. 8, p. 4-10, 1989.

LETICHEVSKY, Ana Carolina. Meta-avaliação: um desafio para avaliadores, gestores e avaliados. In: MELO, Marcos Muniz (Org.). Avaliação na educação. Pinhais, PR: Ed. Melo, 2007.

PENNA FIRME, Thereza. Os avanços da avaliação no século XXI. Rio de Janeiro, 2004. Mimeografado. RIO DE JANEIRO (RJ). Secretaria Municipal de Educação. Multieducação: Núcleo Curricular Básico. Rio de Janeiro, 1996.

______. Temas em debate. Rio de Janeiro, 2009, Documento interno.

STAKE, Robert E. Evaluating the arts in education: a responsive approach. Columbus, OH: Merril, 1975.

STAKE, Robert E. Responsive evaluation. [S. l.: s. n.], 1972. Unpublished manuscript.

WORTHEN, Blaine R., SANDERS, James R., FITZPATRICK, Jody L. Tradução Dinah de Abreu Azevedo. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4670



Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.