Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 12, n. 45 (2004)

Avaliação de docentes do ensino superior: um estudo de caso

Roberto Guimaraes Boclin

Resumo


O estudo se propoe pesquisar a qualidade do desempenho docente com base na informação dos alunos, em cursos do Instituto de Ciencias Sociais Aplicadas da Universidade Veiga de Almeida-UVA: Administração, Ciencias Contabeis, Comunicação Social, Servico Social, Turismo e Seqüenciais de Gestao Empresarial, Gestao Imobiliaria, Gestao de Marketing Estrategico e de Tecnicas de Propaganda e Marketing. Adota como principio que um número elevado de variaveis incidindo sobre um único criterio, no caso o desempenho docente, pode oferecer um resultado qualitativo apreciavel (STAKE, 1974). A metodologia foi inspirada em pesquisa semelhante realizada por Maria Elba Dantas Pereira e Joao Crisostomo de Morais, da Universidade Federal da Paraiba, no segundo semestre de 2000, com alunos e docentes do curso de Arquitetura.