v. 8, n. 23 (2016)

Revista Meta: Avaliação Maio/Ago.

O número 23 da Revista Meta: Avaliação é composto por seis artigos de autores filiados a instituições nacionais e dois de autores atuando em instituições de ensino superior estrangeiras. São artigos relacionados ao desenvolvimento da cultura avaliativa, em diferentes contextos.

O primeiro artigo, de Cruz, Taveira e Souza, focalizou a Avaliação Nacional da Alfabetização, especificamente as contribuições voltadas para a avaliação da aprendizagem no Ciclo de Alfabetização, privilegiando a educação básica em seus primeiros anos escolares.

Os dois artigos seguintes se detiveram no contexto de instituições do ensino superior. Um, de Lima e Melo relata a “avaliação das ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil, na percepção de estudantes de baixa condição socioeconômica, matriculados uma universidade pública federal localizada em Belo Horizonte”, enquanto o de Bernardes e Rothen teve por “objetivo identificar quais são os conceitos que fundamentam as pesquisas referentes à Comissão Própria de Avaliação”, em que se destaca “a preocupação com a política pública de avaliação a respeito da forma como o Estado faz apropriação da avaliação regulatória para determinar indicadores de qualidade do ensino a ser ofertado nas instituições de ensino superior”.

 O quarto artigo, de Carvalho, se volta para o processo avaliativo que se desenrola em torno do Projeto Escola, desenvolvido por uma OSCIP denominada Comunidade Educativa Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária. Traz como resultante a construção de uma matriz avaliativa de projeto, passível de utilização por outros interessados.

Com um toque de contemporaneidade, o quinto artigo, de autoria de Marinho, Almeida e Cardoso, trata da “Avaliação da Eficiência Técnica dos Países nos Jogos Olímpicos de Londres/2012”. O estudo precede os recentes Jogos sediados no Rio de Janeiro e oferece uma forma antecipada de ranking dos resultados.

O sexto artigo traz a colaboração de Martínez-Mediano e Díaz, de Espanha, que relatam o julgamento de um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, em Centros Educativos da Fundación Escuelas Profesionales de la Sagrada Familia. A metodologia variada traz contribuições interessantes para a área da avaliação.

O sétimo artigo, de Ferreira, tomou a avaliação externa de escolas em Portugal como tema, desvelando determinadas fragilidades e constrangimentos no processo, tendo como principal intenção a superação desses aspectos, com vistas à melhoria dos resultados das escolas.

Finalmente, o oitavo artigo, de Sales e Elliot, apresenta o processo metodológico de elaboração e validação de um instrumento para avaliar empreendimentos de doces gourmet, na perspectiva dos consumidores. Além da validação do instrumento, em diferentes etapas, os resultados trouxeram possibilidades adicionais de melhoria na comercialização dos doces, mantendo o padrão de qualidade.

Sumário

Estudos e Artigos

Magna do Carmo Silva Cruz, Andreza de Santana Taveira, Sara Leite de Souza
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183 - 215
Maria Célia Nogueira Lima, Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo
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216 - 247
Joelma dos Santos Bernardes, José Carlos Rothen
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248 - 277
Leandro Daniel Santos Carvalho
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278 - 299
Alexandre Marinho, Vívian Vicente de Almeida, Simone de Souza Cardoso
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300 - 325
Catalina Martínez-Mediano, Jorge Antonio Arribas Díaz
326 - 358
Carlos Alberto Ferreira
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359 - 379
Paulo Roberto de Sales, Ligia Gomes Elliot
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380 - 409