v. 8 (2016)

Edição Especial - Meta-Avaliações: Exercícios de Aplicação

Este Número Especial da Revista Meta: Avaliação aborda o tema meta-avaliação. De início, pode parecer um jogo de palavras, mas é preciso esclarecer o sentido das duas ‘metas’ aqui mencionadas. A Revista tem por finalidade apresentar artigos, estudos e trabalhos no campo da avaliação. Aqui, o termo meta tem origem do Latim e significa alvo, escopo, propósito. Já a meta-avaliação, que designa a avaliação de uma avaliação, buscando-lhe a qualidade, se vale do Grego metá, um prefixo que significa além, transcendência, reflexão crítica sobre. Pode ser ilustrada na composição dos termos metacognição e metalinguagem, ampliando seus significados.

O Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio é responsável pela edição da Revista Meta: Avaliação. Em sua estrutura curricular, possui, dentre as disciplinas eletivas, a Meta-Avaliação. Por intermédio do estudo de metodologias apropriadas a julgar o mérito de avaliações, essa disciplina tem o propósito principal de capacitar os mestrandos na elaboração de estudos meta-avaliativos.

Durante a realização do Mestrado, a elaboração de artigos dos discentes, escritos em coautoria com docentes do Curso, precisa ser publicada. É uma forma de tornar conhecida sua produção acadêmica, divulgando-a a outros cursos de pós-graduação e interessados no campo da avaliação, de forma, também, a poder aperfeiçoar essa atividade por intermédio de críticas e sugestões recebidas. Afinal, esse é um dos papéis da avaliação.

O Número Especial da Revista Meta: Avaliação, agora disponibilizado, apresenta os trabalhos de conclusão da disciplina Meta-Avaliação, escritos no último período letivo de 2015. São nove artigos elaborados pelos mestrandos e docentes responsáveis pela disciplina, que relatam meta-avaliações. Trata-se de uma produção variada pois é fruto da análise de relatórios de avaliação, realizada sobre diferentes programas e projetos. Fazem parte desse conjunto a meta-avaliação dos relatórios de avaliação: do desempenho de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, de auto avaliação de uma instituição de ensino superior e do desempenho de uma universidade, na área da educação; da plataforma do CNPq para deficientes visuais; do Programa Bolsa Família em favelas cariocas, do Programa de Avaliação Econômica de Projetos Sociais, do Programa Segundo Tempo, na área de programas sócio educacionais; do Programa de Desenvolvimento Rural no continente europeu e dos impactos de tecnologias geradas por projeto da Embrapa, no norte do país, estes dois com foco na área da agricultura.

Considerando tanto os objetos diferenciados, como a utilização de metodologias apropriadas à meta-avaliação, os artigos são verdadeiros exercícios de aplicação de procedimentos – podem ensinar o caminho metodológico de um estudo avaliativo. Por intermédio de seus resultados, podem também servir de referência a futuros estudos de objeto semelhante ou mesma metodologia, ou podem ainda indicar o que não se deve fazer em uma avaliação, se as lacunas encontradas nos estudos meta-avaliados forem evitadas ou contornadas.

Além dessas intenções e possibilidades que este Número Especial contém, a Revista Meta: Avaliação abre espaço para a publicação de conjunto de artigos provenientes deste Mestrado ou de outros cursos de pós-graduação que desejem compor um número para sua produção acadêmica de discentes e docentes. As propostas serão bem-vindas!

 

Ligia Gomes Elliot

Editora

 

Sumário

Estudos e Artigos

Tania Russo Machado, Rosa Maria Chaise, Ligia Gomes Elliot
PDF
1-20
Isabela Braga, Sandra Regina Gonçalves Pimentel, Glauco da Silva Aguiar
PDF
21-36
Cláudia Marques de Oliveira Marins, Mônica Ferreira, Ovidio Orlando Filho
PDF
37-56
Gleilcelene Neri de Brito, Ilza Ferreira da Silva, Ligia Gomes Elliot
PDF
57-73
Carlos Alberto Couto da Silva Junior, Ana Carolina Mendes Barbosa Teixeira, Ovidio Orlando Filho
PDF
74-91
Ana Beatriz Oliveira do Couto Andrade, Glauco da Silva Aguiar
PDF
92-110
Luiz Fernando Corrêa da Silva Cavalcante, Luiz Henrique Pereira Alves, Ligia Gomes Elliot
PDF
111-135
Margareth Braz Ramos, Regina Máximo, Ovidio Orlando Filho
PDF
136-154
Marta Barboza Ribeiro, Conceição Costa Leite Batalha, Glauco da Silva Aguiar
PDF
155-169