v. 8, n. 22 (2016)

Revista Meta: Avaliação Jan./Abr.

O número 22 da Revista Meta: Avaliação nos traz um pouco do mosaico produzido pela avaliação na área da educação que, por vezes utilizando metodologias de pesquisa, mostra a utilidade de resultados obtidos em estudos sobre temas bastante interessantes.

Preocupados com a temática da eficiência escolar de escolas públicas municipais do ensino fundamental do estado de São Paulo e seus impactos no desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Regalo, Salgado Junior, Novi e Falsarella Junior aplicam metodologia específica destinada a identificar as melhores práticas que contribuíram para se obter um bom desempenho dos alunos.

Rangel, Mocarzel e Pimenta focalizam, em seu artigo, propostas de competências e habilidades que permeiam a avaliação desde o primeiro Exame Nacional do Ensino Médio e como se relacionam nas avaliações e no delineamento do perfil dos candidatos a cursos de ensino superior. O estudo se coloca como um ensaio teórico e representa contribuição para os interessados nas associações entre competências e habilidades e nas reflexões decorrentes.

No âmbito institucional, Paixão e Almeida analisam a percepção sobre o trabalho de docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, em um estudo realizado pela Comissão Própria de Avaliação. O foco do estudo foi o confronto entre dados sobre a utilização ideal e a utilização real de práticas pedagógicas docentes, do ponto de vista avaliativo dos alunos.

Ainda no nível da educação superior, a atenção de Mondini, Borges, Floriani, Domingues e Lavarda se voltou para a intenção de os alunos de cursos de graduação a distância utilizarem o ambiente virtual de aprendizagem instalado em uma instituição da região sul. Tanto a qualidade da informação quanto a da qualidade do sistema tiveram papel decisivo na percepção dos benefícios e da satisfação dos usuários.

Dois outros artigos, de cunho analítico, oferecem, aos leitores, revisão de temas sobre a avaliação educacional e sobre políticas públicas assistenciais em universidades federais. O primeiro deles, de Borges, focaliza a produção sobre avaliação educacional publicada nos dois números da Revista Educação e Avaliação, em 1980 e 1981. Consiste em fonte para estudos sobre o estado da arte da avaliação em educação ao identificar, nos 12 artigos analisados, o entendimento sobre avaliação, as funções da avaliação e as experiências dos autores em avaliação.

O segundo artigo, de Lima e Ferreira, se volta para as políticas públicas de assistência estudantil praticadas em 60 Universidades Federais Brasileiras e faz um mapeamento dessas políticas promovidas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil. O atingimento do objetivo do Programa concretiza sua avaliação.

Além dos artigos que normalmente compõem a revista, foi acrescentado um artigo já publicado no periódico The Qualitative Report, com autorização do Editor Chefe. Este artigo é uma tradução de Vasconcelos, de um estudo teórico elaborado por Yazan, professor assistente no Departamento de Currículo e Instrução da Universidade de Alabama. Por sua importância ao abordar autores renomados como Yin, Merriam e Stake, na metodologia qualitativa de estudo de caso aplicada à educação e também utilizada em avaliação, o artigo pretende contribuir, de diversas formas, com pesquisadores e avaliadores interessados no tema.

A nova seção Vale a pena conhecer marca sua primeira presença neste número da Meta:Avaliação. Em separata, divulga os textos que foram base para as apresentações de diferentes professores por ocasião do Seminário Os 50 Anos da Pós-Graduação no Brasil. O seminário, comemorativo da aprovação do Parecer no 977/1965 de autoria do insigne educador Newton Buarque Sucupira, deu origem a atual estrutura dos programas de Pós-Graduação no Brasil. As falas são testemunho das grandes contribuições do Professor Sucupira à educação.

Sumário

Estudos e Artigos

Eduardo Hallak Regalo, Alexandre Pereira Salgado Junior, Juliana Chiaretti Novi, Eduardo Falsarella Junior
1-28
Mary Rangel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Maria de Fátima Barros Pimenta
29-47
Roberto Brazileiro Paixão, Bonifácio Chaves de Almeida
48-68
Vanessa Edy Dagnoni Mondini, Gustavo da Rosa Borges, Ricardo Floriani, Maria José Carvalho de Souza Domingues, Carlos Eduardo Facin Lavarda
69-91
Regilson Maciel Borges
PDF
92-115
Wandilson Alisson Silva Lima, Liliane Caraciolo Ferreira
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116-148
Bedrettin Yazan, Tradução de Ivar César Oliveira de Vasconcelos
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149-182

Vale a Pena Conhecer

Ligia Elliot, Heitor Gurgulino, Arnaldo Niskier, Fátima C. F. Pinto, Terezinha Saraiva, Sonia Nogueira, Lucia Vilarinho, João Eduardo Oliveira, Maria Judith Sucupira C. Lins
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I-XLV