v. 7, n. 20 (2015)

Revista Meta: Avaliação Maio/Ago.

O número 20 do volume 7 da Revista Meta: Avaliação reúne artigos sobre o Ensino Superior e ainda a área de projetos sociais, trazendo diversas contribuições interessantes.

No artigo de Silva, Dias, Castro e Silva, os conceitos de habitus, capital conforme adotado por Bourdieu e teoria institucional são abordados em estudo junto a discentes de seis instituições de ensino superior do estado da Bahia.

No texto de Miranda, Lemos, Oliveira e Ferreira, o ensino superior na área de negócios é abordado, no intuito de verificar, em estudos selecionados, as variáveis que podem explicar o desempenho acadêmico do corpo discente. Além de explorar diversas medidas estatísticas, o artigo localiza as variáveis pesquisadas em relação aos estudos analisados.

Fora da área da Educação, o estudo de Fontes, Crivelaro, Amaral, Ferreira e Peres focaliza os impactos econômicos e sociais de um programa social patrocinado pelo Serviço Social da Indústria – SESI. Este programa revela as contribuições, em âmbito nacional, para a geração de riquezas econômicas e sociais.

A definição de critérios de correção de provas escritas deu origem a um estudo que contou com a participação de 10 professores, discentes de curso de pós-graduação em Educação, que assumiram o papel de corretores. Este é o tema do estudo de Terribili Filho e Chirinea, que consta como um relato de experiência.

 

Sumário

Estudos e Artigos

Lindomar Pinto Silva, Luciana Costa Freitas Dias, Miguel Angel Rivera Castro, Janayna Souza Silva
141-174
Gilberto José Miranda, Karine Custódio da Silva Lemos, Allana Santos de Oliveira, Mônica Aparecida Ferreira
175-209
Cássia Lisbôa, Lucí­ Hildenbrand
210-231
Miguel Barbosa Fontes, Rodrigo Campos Crivelaro, Rodrigo Silva Amaral, Gina Marini Ferreira, Angela Pimenta Peres
232-264

Relatos de experiências

Armando Terribili Filho, Andreia Melanda Chirinea
265-293