v. 6, n. 18 (2014)

Revista Meta: Avaliação Set./Dez.

No número 18 da Revista Meta: Avaliação são apresentados quatro artigos que lidam com a avaliação com diferentes focos e diversidade de metodologias.

O primeiro, de autoria de Machado e Almeida, pretendeu caracterizar os efeitos de uma proposta de consultoria colaborativa na perspectiva dos professores do ensino público do interior do Estado de São Paulo, que atuavam com turmas. Os resultados indicam se os alunos-alvo pioraram, mantiveram, melhoraram ou melhoraram muito, a partir da implementação da proposta.

No segundo artigo, Scremin e Dallacort tratam da trajetória da Comissão Própria de Avaliação Institucional em um Centro Universitário, do interior do Estado do Rio Grande do Sul, nos 10 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Os efeitos positivos do trabalho destacam a participação da comunidade acadêmica e a validade das informações.

No terceiro artigo, é a vez de Santos apresentar as contribuições do Ciclo de Políticas, como método de análise de políticas educacionais, no contexto da política de avaliação em larga escala. O estudo se volta para dois municípios com diferente Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Estado de Santa Catarina e identifica dificuldades e implicações ocasionadas pelas avaliações na educação municipal.

O quarto artigo, de Pereira e Elliot, relata a avaliação dos editais de seleção de professores do Colégio Pedro II dos anos de 2007, 2008 e 2009. Como abordagem avaliativa, utilizou a avaliação do produto, proposta por Stufflebeam e componente do modelo conhecido por CIPP.

 

Sumário

Estudos e Artigos

Andréa Carla Machado, Maria Amélia Almeida
222-239
Greice Scremin, Marisa Diniz Dallacort
240-262
Almir Paulo dos Santos
263-280
Teresa Lúcia Palmeiro Cysne Pereira, Ligia Gomes Elliot
281-316
Antônia Bruna Silva, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Nicolino Trompieri Filho
317-337