O Tratamento da Informação e a Competencia Linguistica nos Centros Andaluzes TIC

MarA­a Amor PA©rez RodrA­guez, JosA© Ignacio Aguaded GA³mez, Manuel Fandos Igado

Resumo


Este trabalho se contextualiza numa pesquisa[1] realizada em Andaluzia, dentro da convocação do Plano Nacional de I+D 2004-07 para analisar a implementação do software livre nos centros TIC[2]andaluzes e sua repercussão nos processos de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa se contextualiza numa realidade educativa cimentada progressivamente em todo o território nacional, e também em todos os países do mundo desenvolvido, a progressiva implantação das tecnologias nas salas de aula. Tentaremos expor a continuação o contexto e a fundamentação da pesquisa realizada, o desenvolvimento da mesma e os resultados mais significativos.

[1]  Projeto I+D SEC2004-01421, "Observatics": A implementação do software livre nos Centros TIC andaluzes. Análise das repercussões nos processos de ensino - aprendizagem, realizado pelo Grupo de Pesquisa "@gora" (PAI-HUM-648), sob a direção do pesquisador principal Dr. J. Ignácio Aguaded Gómez.

[2]  No momento da realização da nossa pesquisa, um centro TIC, em Andaluzia, se concebe como um centro de ensino obrigatório, público, de ensino Primário ou Secundário, dotado de material informático para o alunado, além de servir para utilização e usufruto dos membros do centro. A dotação consta de impressoras laser, scanner, projetores de vídeo/PC, câmaras digitais e laptops. Estes centros oferecem um computador por cada dois alunos nas próprias aulas, computadores na sala de professores, na administração, coordenação e direção. Além disso, uma aposta é o software livre e de código aberto na prática do­cente ao incorporar o sistema operativo Guadalinex baseado no Debian (Linux) (Portaria de 27 de março de 2003).

 


Palavras-chave


E-learning; Educação à Distância; Segundo Grau; Ensino Medio; Formação aberta; Ensino on-line

Texto completo:

PDF PDF (Español (España))


DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v2i6.93



Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  2. EBSCO - Information Services

  3. Edubase

  4. Google Scholar

  5. Latindex -  Sistema regional de informacion en linea para revistas cientificas de America Latina, el Caribe, España y Portugal

  6. LivRe! - Portal do CNEN-Comissao Nacional de Energia Nuclear, do Ministerio de Ciencia, Tecnologia e Inovacao

  7. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  8. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  9. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  10. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 
 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.