Concepcao Docente Sobre Avaliação Qualitativa da Aprendizagem no Ensino Fundamental: uma interpretação da LDB 9394/96

Soraia Oliveira da Cunha Silva

Resumo


Este artigo busca discutir as características da concepção docente como uma espécie de espelho de compreensão de saberes e atuação, bem como analisar as implicações da concepção docente no processo de avaliação da aprendizagem. Para tanto, a referência 7deste texto é a pesquisa descritiva e exploratória realizada nas escolas municipais de uma cidade do oeste da Bahia. Seu problema de investigação teve origem com a implementação na rede pública de ensino fundamental, a partir de 1997, de duas modalidades de avaliação: uma quantitativa, referente aos conteúdos das disciplinas trabalhadas, com valor de quatro pontos e outra qualitativa, com valor de seis pontos, com critérios: pontualidade, interrelação, produtividade, participação, clareza de ideias e criatividade. Essa avaliação qualitativa é decorrente da interpretação oficial do alcance qualitativo da avaliação da aprendizagem, feita pela Secretaria Municipal de Educação do art. 24 da LDB 9394/96, que estabelece que os aspectos qualitativos da aprendizagem devem prevalecer sobre os quantitativos. Os resultados obtidos demonstram que, em decorrência de tal interpretação e da consequente prática oficialmente institucionalizada nas escolas públicas, impõem-se procedimentos alheios ao alcance formal da qualidade da educação referente à aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Oficialmente, a qualidade resulta de condutas que pouco ou nada respondem à apropriação de conhecimentos, inclusive porque não mudam ao longo do processo de ensino aprendizagem. Constata-se a falta de um referencial teórico aplicado sobre avaliação qualitativa disponível para os professores compreenderem as implicações didático-pedagógicas de tal avaliação, e, por isso, as referências de trabalho das professoras pesquisadas são os conhecimentos de senso comum, que não as ajudam a superar as suas dificuldades operacionais e conceituais referentes à realização de uma efetiva avaliação da aprendizagem dos alunos. Portanto, na falta deste referencial, ficam-lhes ainda mais inacessíveis as competências, não apenas para melhor se posicionarem em relação à interpretação feita do texto da LDB, mas também para prevenir prejuízos à educação que lhes está confiada no que diz respeito à qualidade de aprendizagem dos conteúdos científico-culturais no ensino fundamental.    

Palavras-chave


Concepcao docente; Criterios de avaliação; Aprendizagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v2i6.87



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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  1. DOAJ- Directory of Open Access Journals

  2. Edubase 

  3. Latindex -  Sistema regional de informacion en linea para revistas cientificas de America Latina, el Caribe, España y Portugal

  4. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  5. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  6. LivRe! - Portal do CNEN-Comissao Nacional de Energia Nuclear, do Ministerio de Ciencia, Tecnologia e Inovacao

  7. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

  8. Google Scholar
  9. REDIBRed Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

 
 

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.