Orlanda SeA±oriA±o, Silvia Vilanova, MarA­a GarcA­a

Resumo


Quando nos referimos a concepções sobre a aprendizagem, devemos insistir  nas distintas idéias, de caráter mais intuitivo, que as pessoas possuem a respeito dos processos, das condições e dos resultados relacionados ao ensino e à aprendizagem e que guiam suas ações na prática docente. Diferentes investigações sobre o tema têm demonstrado que tanto os professores já formados como os alunos dos cursos de licenciatura têm representações sobre a aprendizagem e o ensino que nem sempre correspondem com a formação recebida, que, porém, parecem adquiridas de diferentes maneiras, através da prática profissional ou como resultado da própria experiência educativa. A disciplina ou domínio de formação do docente, também se converteu em um aspecto relevante a ser investigado nos últimos anos, e a influência que exerce na formação destas representações. Este trabalho, como parte de um projeto mais amplo cujo objetivo é analisar as representações sobre a aprendizagem em docentes e alunos de nível universitário, apresenta os resultados da análise qualitativa de duas perguntas abertas, parte de um questionário mais extenso. Os participantes deste estudo foram 351 alunos não iniciantes dos cursos de licenciatura das Faculdades de Humanidades e de Ciências Exatas e Naturais da UNMDP e os resultados gerais obtidos são analisados e  comparados em função da área disciplinar de formação dos estudantes.


Palavras-chave


Concepcoes; Aprendizagem; Alunos; Docentes; Dominio de formação

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v2i5.70



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliacao e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliacao e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

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  2. EBSCO - Information Services

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  7. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  8. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  9. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.